Página inicial > Últimas Notícias > Propesp divulga edital de seleção de mestrado em Enfermagem. Inscrições abertas de 14 a 22 de março

• Publicado: Quarta, 16 de Fevereiro de 2022, 12h24
  • Última atualização em Quarta, 16 de Fevereiro de 2022, 12h24

Por Sandra Siqueira
Equipe Ascom Ufam

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufam (Propesp) divulga o edital de seleção do curso de mestrado acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem em associação ampla da Universidade do Estado do Pará com a Universidade Federal do Amazonas (PPGENF Uepa/Ufam). São ofertadas 19 vagas. Inscrições abertas de 14 a 22 de março.

O curso é voltado para portadores de diploma de Licenciatura e/ou Bacharelado em Enfermagem, ou candidatos que, até a data da matrícula, tenham completado o curso de graduação em Instituições de Ensino Superior reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) ou equivalente.

O programa tem como área de concentração: "Enfermagem no Contexto da Sociedade Amazônica" e dispõe de duas linhas de pesquisa, cujo objetivo é formar mestres em Enfermagem oportunizando a qualificação docente e formar pesquisadores em Enfermagem para a Região Amazônica.

Linha de Pesquisa 1: Enfermagem em Saúde Pública e Epidemiologia de Doenças na Amazônia: Processos saúde e doença e de cuidar em enfermagem. Diagnósticos situacionais e epidemiológicos das dinâmicas implícitas em múltiplos contextos de saúde pública na Amazônia;

Linha de Pesquisa 2: Educação e Cuidado em Saúde e Enfermagem na Amazônia: Formação profissional em enfermagem. Bases teóricas, ético-políticas e metodológicas da educação e do cuidado. Tecnologias para a educação e o cuidado em saúde e Enfermagem no contexto sociocultural da Amazônia e do Sistema Único de Saúde.

Vagas

São oferecidas 19 vagas, sendo 15 delas regulares e quatro suplementares. As vagas suplementares visam a atender a política de ação afirmativa e inclusão social. Das vagas suplementares, três são destinadas aos autodeclarados pretos, pardos, indígenas, pessoas com deficiências e uma vaga para pessoas trans (transexuais, transgêneros ou travestis).

Inscrições

As inscrições devem ser efetuadas de 14 de março até as 23h e 59min de 22 de março de 2022, somente por e-mail, com o envio do formulário de inscrição, documentação exigida, além do pré-projeto de pesquisa para o endereço eletrônico O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo., considerando o horário oficial de Manaus/Amazonas. O valor da taxa de inscrição é R$150,00.

Isenção

Interessados em solicitar a isenção do pagamento da taxa de inscrição deve encaminhar o requerimento de isenção da inscrição assinado e digitalizado, com documento comprobatório, exclusivamente para o e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. no período de 03 de março até às 23h e 59min do dia 10 de março de 2022.

Etapas

A seleção dos candidatos será feita em duas etapas. A primeira delas - de caráter eliminatório – é a análise da documentação exigida para inscrição e do pré-projeto de pesquisa, com peso 4.

A segunda etapa - classificatória e eliminatória - será constituída da análise do currículo, com peso 2, e a arguição referente ao pré-projeto de pesquisa, com peso 4.

Resultado final

A divulgação da classificação final será realizada no dia 02 de maio de 2022 nos endereços eletrônicos http://www.propesp.ufam.edu.br/ e http://ppgenf.ufam.edu.br/.

Matrículas

Os candidatos aprovados e classificados dentro do limite de vagas deverão efetuar a entrega de documentos para a matrícula no curso no período de 03 a 05 de maio de 2022 pelo endereço eletrônico O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Mais informações, consulte o edital completo ou visite a página do PPGENF.