Página inicial > Últimas Notícias > ARII realiza inscrições para pré-seleção de Mobilidade Internacional de Discentes da Escola de Enfermagem de Manaus

• Publicado: Segunda, 14 de Fevereiro de 2022, 11h31
  • Última atualização em Segunda, 14 de Fevereiro de 2022, 11h31

Por Juscelino Simões

Equipe Ascom

A Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (ARII) e a Escola de Enfermagem de Manaus realizam até a quarta-feira, 16, as inscrições para a pré-seleção de discentes do curso de Enfermagem do campus de Manaus ou Coari, para intercâmbio acadêmico, modalidade graduação-sanduíche, no ano acadêmico de 2022/2023, na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra de Portugal, em conformidade com as normas do Protocolo de Intenções, publicado no Diário Oficial da União (DOU) nº 163, de 27 de agosto de 2021, e com os critérios estabelecidos no Edital, conforme a Resolução n°028/2015 – Consepe de cinco de agosto de 2015.

A Mobilidade Acadêmica Internacional tem como objetivo compartilhar experiências no ensino, pesquisa e extensão de discentes e docentes vividas no exterior. Informações sobre as inscrições pelo e-mail da ARII (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.).

A Escola de Enfermagem de Manaus da Universidade Federal do Amazonas (EEM/Ufam) tem estreitado laços com a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra de Portugal (ESEnfC) com a qual mantém Protocolo de Intenções Bilateral, por meio do qual a EEM já enviou seis alunos de graduação, cinco alunos da pós-graduação, bem como promoveu o “Primeiro Encontro Luso-Brasileiro de Enfermagem”, em Manaus, com a participação  de docente da ESEnfC e um Workshop  de Educação Pesquisa  e Ação  Participativa também com docentes de Coimbra, e com 3 docentes  da Enfermagem para o Estágio Pós-doutoral na Escola de Enfermagem portuguesa e mestrandos do curso de Mestrado Acadêmico da Escola de Enfermagem de Manaus.

A vigência do primeiro acordo foi de 2016 a 2021, sendo renovado até 2025 no ano passado. Motivo pelo qual o Edital 001/2022 /Ufam/EEM foi lançado, com o auxílio da Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais, para continuar proporcionando  à comunidade a experiência exitosa de trocas culturais, sociais e compartilhamento conhecimento no ensino, pesquisa e extensão.