Página inicial > Últimas Notícias > Seminário integra corpo docente da Rede Educanorte

Seminário integra corpo docente da Rede Educanorte

• Publicado: Quarta, 07 de Agosto de 2019, 14h16
  • Última atualização em Quarta, 07 de Agosto de 2019, 14h20
  • Acessos: 1936

Por Sebastião de Oliveira
Equipe Ascom Ufam

“Desafios à Pós-Graduação no Brasil: o Educanorte em foco” é tema do I Seminário Integrado do Educanorte que objetiva articular, coletivamente, ações para a implementação do Projeto de Doutorado em Rede na Região Norte, para o próximo quadriênio, com vistas à efetividade das propostas que conformam o Projeto.  A solenidade de abertura ocorreu na tarde da última terça-feira, 6, no auditório Rio Javari da Faculdade de Tecnologia da Universidade Federal do Amazonas (FT/Ufam), localizado no Setor Norte do Campus Universitário.

Na composição da mesa de abertura, estiveram presentes, representando o reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, a titular da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), professora Selma Baçal; o vice-reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA), professor Gilmar Pereira da Silva; o reitor da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), professor Hugo Alex Carneiro Diniz; e a Coordenadora do Educanorte da UFPA, professora Dinair Leal da Hora.

No pronunciamento, a professora Selma Baçal disse que a realização do I Seminário Integrado do Educanorte marca a primeira Rede de Doutorado na Região Norte, e que a Ufam está de braços abertos aos professores das nove universidades participantes. Sendo assim, Selma Baçal acredita que a anfitriã Ufam realizará um bom evento, agradando a todos envolvidos. Conforme a programação, nesta quarta, 7, o grupo de docentes obterá as informações necessárias concedidas em seminário pelos servidores do Centro de Tecnologia e Informática da Faculdade de Tecnologia, sobre o uso de tecnologias como as Redes Internacionais, RP, Skip e outros sistemas.

“A estrutura da Universidade estará à disposição para o que for necessário às atividades do seminário”, completou a pró-reitora, ao dizer também da satisfação no acolhimento dos representantes das respectivas universidades, desejando aos professores um excelente evento.

Para fortalecer o Norte

Seguindo protocolo, o vice-reitor da UFPA, professor Gilmar Silva, diz que sempre idealizou sobre o Programa. “Meu grande sonho sempre foi que nós tivéssemos a oportunidade de fazer um diálogo profícuo entre professores da Amazônia. Bato nisso cotidianamente, estou há 14 anos no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA e sempre questionei sobre a necessidade do diálogo presente”, comentou o professor, frisando que o evento tem sua importância para a Amazônia, pois irá permitir com que a produção científica possa circular entre os contextos universitários amazônicos e o restante do País.

Com isso, segundo ele, a partir do elo que está sendo construído, a produção do conhecimento na área da Educação ganhará mais força para se pensar uma política nacional. Ele continuou: “As instituições envolvidas estão de parabéns por darem uma contribuição extraordinária e, a meu modo de ver, uma grande conquista nesse período tão desafiador, sob o ponto de vista da política, dos cortes dos recursos, etc.” Para ele, a universidade pública tem a capacidade fantástica de sobreviver, na confluência da vivência e da construção do conhecimento, “apesar da falta de vontade do poder público e da maneira como se olha a Educação Pública”, completou.

O reitor da Ufopa, professor Hugo Diniz, reiterou as expectativas anunciadas pelo professor Gilmar Silva, considerando que a Rede Educanorte é uma conquista estratégica importante que dá voz à Educação na Amazônia. “Minha presença é tentar refletir a importância que vejo nessa conquista”, disse. De acordo com Diniz, tratativas junto à Coordenaria de Aperfeiçoamento Técnico em Nível Superior (Capes) são para que parte das bolsas possam ser direcionadas à Rede Educanorte, inclusive em razão dos cortes de verbas nas Universidades Públicas.

Ao final, Diniz agradeceu a presença dos pesquisadores da Ufopa, o qual considerou um dos mais atuantes e consolidados na Universidade, cuja massa crítica está associada a maior produtividade científica e desejou a todos os participantes, um excelente seminário.

A coordenadora geral do evento, professora da UFPA, Dinair da Hora, relatou que, ao iniciar a abertura do Seminário, se está construindo e operando o Doutorado em Educação na Amazônia associado em Rede na Região Norte, compreendendo nove universidades. “É um imenso prazer coordenar um programa como esse, pois já havia um tempo de trabalho na Educação. Tenho formação pela UFPA e trabalho num projeto no qual participei da construção junto com uma equipe de professores da Rede, tendo a consciência da grande responsabilidade que temos", explicou a pesquisadora.

"Nós podemos fazer com rigorosidade científica e compromisso, considerando a responsabilidade mais do que acadêmica, mas social na formação de doutores que podem ocupar espaços que estamos abrindo, assim como criar novos tendo um maior compromisso, mas especialmente com alegria”, finalizou a coordenadora geral do Seminário.