Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Chamada para publicação de artigos científicos na Revista Sustentabilidade
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Chamada para publicação de artigos científicos na Revista Sustentabilidade

  • Publicado: Quarta, 07 de Agosto de 2019, 10h46
  • Última atualização em Quarta, 07 de Agosto de 2019, 10h46
  • Acessos: 2953

A Revista Sustentabilidade, coordenada pelo Centro de Ciências do Ambiente da Ufam (CCA), convida estudantes, pesquisadores, professores, profissionais, dentre outros, a contribuírem com trabalhos sobre a temática sustentabilidade ambiental para serem publicados na 2ª edição da revista (impressa e eletrônica).

Considerando a abrangência do tema central, propomos que sejam apresentadas questões reflexivas que versem sobre: sustentabilidade, Amazônia, áreas protegidas, código florestal brasileiro, educação ambiental, objetivos do desenvolvimento sustentável e a governança ambiental, poluição sonora, agricultura sustentável, agricultura urbana e periurbana, gestão dos recursos hídricos, licenciamento e avaliação de impacto ambiental, manifestações culturais na Amazônia, Zona Franca de Manaus e seus reflexos para a economia regional. Os artigos serão recebidos até o dia 20 de agosto deste ano.

Normas de apresentação e preparo

Estrutura do Texto

Os trabalhos encaminhados à Revista Sustentabilidade deverão atender aos seguintes itens:

1 – Extensão dos trabalhos

Artigos devem ter no mínimo 8 (oito) e no máximo 12 (doze) páginas, incluindo referências, apêndices e anexos.

2 – Formato

Usar o formato de arquivo doc ou docx.

3 – Elementos pré-textuais:

Título: deve ser conciso e claro expressando o conteúdo do artigo.

Autores: deve conter os nomes dos autores e suas respectivas filiações no rodapé.

Resumo: resumo informativo contendo de 100 a 250 palavras. O resumo deve indicar clara e univocamente os seguintes elementos: introdução, metodologia, resultados e conclusão.

Palavras-chave: utilizar de três a cinco termos livres indicativos do conteúdo do artigo.

Título: deve ser redigido em português, inglês ou espanhol.

4 – Desenvolvimento do artigo:

O desenvolvimento do artigo deve conter introdução, metodologia, resultados e discussão, considerações finais, agradecimentos (opcional) e referências bibliográficas.

O idioma dos artigos pode ser português, inglês, espanhol ou língua indígena. Os artigos escritos em língua indígena devem ser acompanhados de tradução para língua portuguesa, inglesa ou espanhola. As demais traduções são providenciadas pela revista.

Submissão – fluxo

Para submeter o artigo, um dos autores deve enviar e-mail para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.; No campo assunto, deve informar a palavra artigo seguida do título do artigo. Exemplo: “Artigo debates sobre a conservação da Amazônia nos anos 2000”. O arquivo em formato doc ou docx deve ser enviado exclusivamente como anexo do e-mail, nunca no corpo do e-mail.

Após o envio, o autor deve aguardar o e-mail do editor confirmando o recebimento. Após a submissão, se aceito pelo editor, o artigo será enviado para avaliadores definidos pelo conselho ou editores da revista. Caso os avaliadores solicitem ajustes no artigo, a publicação do mesmo estará sujeita ao acatamento dos ajustes pelos autores. Uma vez concluído esse processo, os autores recebem uma carta informando que o artigo foi aceito para publicação.

registrado em:
Fim do conteúdo da página