Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Ufam outorga grau para 41 novos médicos
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Ufam outorga grau para 41 novos médicos

  • Publicado: Terça, 18 de Janeiro de 2022, 18h54
  • Última atualização em Quinta, 20 de Janeiro de 2022, 17h07
  • Acessos: 1833

Na tarde desta terça-feira, dia 18 de janeiro, a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) outorgou grau para 41 médicos da 95º Turma chamada professora Maria Eduarda Bellotti Leão, referente ao segundo semestre de 2020. A cerimônia ocorreu online e foi presidida pela reitora em exercício, professora Therezinha Fraxe. 

Fizeram parte da mesa de honra o diretor da Faculdade de Medicina, professor Edson de Oliveira Andrade, o paraninfo, professor Higino Felipe Figueiredo, o patrono, professor Roberto Alves Pereira, a patronesse, professora Hilka Flávia Barra do Espírito Santo Alves Pereira, a homenageada com o nome da turma, professora Maria Eduarda Bellotti Leão, a coordenadora do curso de Medicina, professora Elizabeth Nogueira de Andrade, os professores homenageados: João Ricardo Rodrigues Maia e Vanderson Antonio Barboza de Araújo e Maria Zenilda Michiles Souza Lima (In Memorian) e a juíza  da Justiça Federal do Amazonas, Jaiza Maria Pinto Fraxe.

Durante a solenidade, a reitora em exercício, professora Therezinha Fraxe, relembrou os dois últimos anos de pandemia e a responsabilidade dos novos médicos. “Antes de tudo, uma médica e um médico é um ser humano. O respeito ao outro e a humanidade está em mim para que eu possa enxergar o outro. Portanto, vocês, que tratam com vidas que chegam e partem, conseguem redimensionar a humanidade, não só da felicidade daqueles que chegam, mas também a dor daqueles que partem. A nossa mensagem, hoje, para este mundo em que o afeto está cada vez menor, é que vocês levem um pouco da nossa Amazônia e do nosso Amazonas pelo caminho que vocês decidirem percorrer”, enfatizou.      

Solenidade 

A oradora da turma, a médica Ana Júlia Wollinger Berri, em seu discurso, relembrou da trajetória percorrida durante a graduação, em especial dos dois últimos anos de pandemia. “Hoje, encerra-se a jornada mais desafiadora para nós, médicos da Turma 95 do curso de Medicina da Ufam. Nos últimos dois anos de Faculdade, e primeiro de Internato, o mundo foi abalado por uma pandemia devastadora e tivemos uma lição dura e muito realista da responsabilidade intrínseca à profissão que escolhemos. Nessa jornada, tivemos que nos reinventar, usar de muita resiliência, aceitação e paciência para que fosse possível seguir em frente. Talvez, essa tenha sido uma das mais importantes lições proporcionadas pela Faculdade.  Aprendemos que as situações podem não corresponder às expectativas, tendo em vista que os planos mudam em instantes, e ainda assim devemos nos reestruturar sempre que necessário para que seja possível prosseguir. Sabemos que ao lidarmos com vidas, os desafios, as perdas e as frustrações serão frequentes. Nos últimos seis anos, crescemos juntos, estabelecemos laços de carinho e cuidado que irão perdurar para sempre”, relembrou. 

Segundo o paraninfo da Turma, docente Higino Felipe Figueiredo, a turma sempre foi proativa. "A 95º turma de Medicina da Ufam, em meio a pandemia, demonstrou interesse em aprender, ajudar e a ensinar. Lembro que o ensino sempre fará parte da vida de vocês. Vocês terão que ensinar o paciente a usar os remédios prescritos, o pós-operatório das suas cirurgias e também ensinar aos familiares a lidar com a doença e isso é uma das coisas mais difíceis e complexas. Sigam sempre com essa integração entre os internos, os acadêmicos, os preceptores e os professores; tenham sempre respeito com eles e com os funcionários de cada instituição que vocês passarão, desde a pessoa que faz a limpeza até o porteiro que vocês se despedirão a noite. Tenham sempre retidão, mansidão e domínio próprio. O médico que é correto e prática a integração dentro do seu grupo de trabalho sempre vai almejar o melhor tratamento para o seu paciente. Quando você consegue agregar a sua equipe, você entrega o melhor ao seu paciente. Orgulhem-se de ser médicos, identifiquem-se como médicos, assumam essa responsabilidade diante dos profissionais que vocês irão trabalhar, não com prepotência, mas com  muita humildade. Sejam felizes, a felicidade tem que estar presente na vida de vocês a cada dia. A felicidade de vocês vai se traduzir no sorriso do seu paciente. Pratiquem o bem, sempre. Nunca tratem o mal com o próprio mal e as demais coisas na vida de vocês serão sempre adicionadas. Parabéns, aproveitem esse dia. É um dos dias mais felizes das nossas vidas”, destacou.       

O diretor da Faculdade de Medicina, professor Edson de Oliveira Andrade, lembrou que além de médicos, os egressos jamais devem esquecer que são cidadãos. “Poucas gerações tiveram a oportunidade, o desafio e a chance de se lançar na Medicina em um momento tão especial quanto a geração de vocês. Acredito que para alguns chega a ser assustador, mas é ao mesmo tempo, absolutamente, desafiador e estimulante. Esse sentimento de desafio, de responsabilidade, que esse momento nos impõe, faz com que a Medicina seja vibrante, servidora, boa e transformadora. Lembrem-se que a Medicina pode ser uma fonte de alegria e felicidade porque lida e tenta ajudar as pessoas”, enfatizou.    

A juíza  da Justiça Federal do Amazonas, Jaiza Maria Pinto Fraxe, uma das homenageadas da 95º Turma de Medicina, falou da felicidade de ter sido lembrada pela Turma, além da esperança e confiança nos novos médicos. “Eu não imaginava vir a ser lembrada por vocês e destacar esse tempo do meu horário profissional para estar aqui é uma alegria infinita e imensa. Certamente, é uma homenagem que eu recebo pela Justiça Federal do Amazonas, não por mim mesma, porque irei passar e a Justiça Federal ficará. A formatura de vocês nesse momento muito grave de calamidade pública que o mundo, em especial o Brasil, vive é um momento de esperança. Tenho certeza que as senhoras doutoras e os senhores doutores vão fazer pela população brasileira o que juiz nenhum pode fazer, que é levar esperança de que a saúde vai ser prestada com dignidade e respeito às leis e aos protocolos da Ciência”, finalizou a homenageada.

Confira a lista de formandos:

AMANDA BARBOSA HOSSAKA

ANA JÚLIA WOLLINGER BERRI

ANA PAULA DE SOUZA LIMA

BEATRIZ GRACIANI SALERNO

BRUNA DE MOURA MORAES

BRUNA NATÁLIA SERRÃO LINS PINTO

CAMILA DA SILVA GOMES DE SOUZA

CHRISTHIAN FERNANDO VIANA DOS SANTOS

CLÁUDIO ALEFY LEITE TRINDADE

DANIELLE NOVAIS ANTUNES

ELYSON ENRIQUE CAMPOS DE MORAES

ESTEVAN CRIALES LOPES

EVANDRO AULICE PEDER JUNIOR

GABRIELA AMARAL DE SOUSA

ÍCARO ZURRA VASCONCELOS

JADE THAYS SALDANHA PEREIRA

JULIANA NASCIMENTO VIANA

JÚLIO BANDEIRA DE MELO ARCE FILHO

KAROLLINY CORRÊA BARAÚNA

LEANDRO NEGRELLI

LENORA SANSON TEIFKE

LORENA BASTOS PEREIRA

LUANA SANCHES DA COSTA

LUCAS FLORÊNCIO SANTOS ROCHA

LUIGI BRUNO PERUZO IACONO

MARIA LAURA BRUNELLI INNOCENTE

MARIA POLYANNA FERREIRA REBOUÇAS

MARINEIDE SANTOS DE MELO

MATEUS CARDOSO DE ANDRADE

MATHEUS UEOKA FROTA

MONIQUE DOMINGOS MUNIZ

PAMELLA PÁDUA RODRIGUES

PATRÍCIA DE SOUZA LIMA AGUIAR

PAULO ROBERTO GONÇALVES HOLANDA

REBECKA CATHARINA NASCIMENTO ALBUQUERQUE

RENATA MOTOKI AMORIM PEREIRA

RODRIGO ANDRADE DE LIMA

RUI BARROSO SANTOS NETO

SOL YASMIN DO AMARAL VITAL

THAISA FERREIRA LIU

THIAGO CAVALCANTE PEREIRA

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página