Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Projeto Sexta.Com.Ciência dá sequência à homenagem ao professor José Aldemir de Oliveira. Primeira edição de 2022 ocorre no dia 28 de janeiro
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Projeto Sexta.Com.Ciência dá sequência à homenagem ao professor José Aldemir de Oliveira. Primeira edição de 2022 ocorre no dia 28 de janeiro

  • Publicado: Segunda, 17 de Janeiro de 2022, 09h27
  • Última atualização em Segunda, 17 de Janeiro de 2022, 09h27
  • Acessos: 515

Por Sandra Siqueira
Equipe Ascom Ufam

 

O Núcleo de Estudos e Pesquisas nas Cidades da Amazônia (Nepecab) através do projeto Sexta.Com.Ciência promove a primeira edição de 2022 do projeto Sexta.Com.Ciência no dia 28 de janeiro. Em seu sexto ano em atividade, o projeto dará continuidade à série de apresentações de trabalhos de mestres e doutores orientados pelo professor José Aldemir de Oliveira. O primeiro deles, "Do Rural ao Urbano: abordagens sobre as mudanças nos padrões alimentares de moradores de áreas de assentamento rurais no Amazonas", é resultado da tese de doutorado de Cinthya Martins. O encontro ocorre às 14h (Manaus) por meio do Google Meet. 

De acordo com os organizadores, a tese apresenta abordagens sobre as mudanças nos padrões alimentares encontradas no cotidiano de moradores de várzea e de terra firme residentes em áreas de assentamentos rurais do Amazonas. A análise é focada nas ações das políticas públicas nacionais direcionadas para segurança alimentar, reforma agrária e o programa de geração de renda conhecido como Bolsa Família, em dois assentamentos do Incra. Os estudos realizados nestas áreas permitiram levantar informações geográficas, das condições ambientais, socioeconômicas, culturais e, principalmente o reconhecimento de que forma as políticas públicas analisadas influenciam na concentração do aumento de renda familiar, nas relações de mercado, nas atividades da agricultura familiar e no consumo de alimentos industrializados por parte dos assentados e na relação dos mesmos com o mercado. A pesquisa permitiu avaliar as relações entre o rural e o urbano nos períodos de enchente e vazante dos rios, associando esses momentos ao processo de transição dos padrões alimentares vivenciados no cotidiano da população assentada, apontando como resultado, a existência de mudanças encontradas nos padrões alimentares dos participantes com o abandono progressivo do cardápio local.

Para participar, é preciso efetuar inscrição, gratuita,  na página do evento. Inscritos terão direito a receber o certificado de participação no Sexta.Com.Ciência. Para assistir à palestra, acesse o link do Google Meet. 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página