Página inicial > Últimas Notícias > Programa de Pós-graduação em Agronomia Tropical lança edital de seleção para mestrado e doutorado

• Publicado: Quinta, 13 de Janeiro de 2022, 11h56
  • Última atualização em Quinta, 13 de Janeiro de 2022, 12h12

As inscrições estão abertas de 17 a 31 de janeiro de 2022 e poderão ser realizadas, exclusivamente, on-line, por meio da solicitação do formulário de inscrição obtido no endereço http://www.pgatr.ufam.edu.br

Por Márcia Grana

Equipe Ascom Ufam

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam), através da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) divulga que, de 17 a 31 de janeiro de 2022, estão abertas as inscrições para o Exame de Seleção de candidatos para ingresso no primeiro Semestre de 2022 nos cursos de Mestrado e de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Agronomia Tropical - PPGATR. Todas as informações sobre o processo de seleção estão no edital 71/2021.

Vagas

São oferecidas 10 (dez) vagas regulares e 02 (duas) vagas suplementares para o curso de Mestrado e 15 (quinze) vagas regulares e 03 (três) vagas suplementares para o curso de Doutorado. As vagas suplementares visam atender à política de ação afirmativa para autodeclarados pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência, em conformidade com a Portaria Normativa n° 13 do MEC, de 11 de maio de 2016.

Públicos de interesse

Poderão prestar o Exame de Seleção para o curso de mestrado e doutorado os portadores de diploma ou finalistas de curso de graduação em Agronomia, Licenciatura em Ciências Agrárias, Engenharia Agrícola, Engenharia Florestal, Biologia e Zootecnia. Para o curso de Doutorado podem concorrer os portadores de diploma de mestrado na área de Agronomia, Engenharia Agrícola, Engenharia Florestal, Biologia e Zootecnia.

Área de concentração e linhas de pesquisa

O PPGATR atua na área de concentração “Produção Vegetal”, com as seguintes linhas de pesquisa: Desenvolvimento e Produção de Culturas Tropicais e Manejo da Agrobiodiversidade. Manejo de pragas (Entomologia); fisiologia pós-colheita de frutas e hortaliças tropicais; gênese, morfologia e física do solo; manejo de plantas daninhas e melhoramento genético vegetal estão entre as áreas de conhecimentos nas quais os docentes orientam.

Inscrições

O período de inscrição para o Exame de Seleção será de 17/01/2022 a 31/01/2022. O pedido de inscrição ocorrerá, exclusivamente, por meio do formulário de inscrição obtido no endereço http://www.pgatr.ufam.edu.br, que deverá ser devidamente preenchido on-line, com o envio de todos os documentos comprobatórios em arquivo único, no formato pdf, bem como a Proposta do Projeto Científico, exigido para os candidatos ao curso de doutorado. Acesse o edital completo em edital 71/2021.

Mais informações sobre o PPGATR podem ser obtidas na página eletrônica http://www.pgatr.ufam.edu.br/, pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou na Secretaria da Coordenação do Programa, localizada na Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 6200, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, Prédio Pós Bio Agro, 2.° andar, 69080-900, Manaus, AM, Brasil, de segunda a sexta-feira, no horário das 09h às 12h e das 14 h às 17h.