Feff realiza avaliação física em atletas do Manaus Futebol Clube
Por Sebastião de Oliveira
Equipe Ascom
A avaliação física dos jogadores profissionais do Manaus Futebol Clube ocorreu nesta quarta-feira, 5, nas dependências da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal do Amazonas (Feff/Ufam). A ação é resultado da parceria entre Ufam e o referido clube, por meio do Programa de Apoio ao Futebol (PADFut) da Pró-Reitoria de Extensão (Proext).
De acordo com o coordenador do PADFut, professor João Cláudio, a parceria foi iniciada ainda este ano por intermédio do Programa de Apoio ao Futebol (PADFut). “Através destas ações estamos realizando as avaliações físicas nos jogadores da equipe profissional do Manaus FC, cujo objetivo é oferecer informações aos profissionais do clube que possam ajudar na preparação dos atletas para a temporada do Campeonato Brasileiro de Futebol”, disse.
De certa forma, a Ufam ganha importância no acompanhamento dos jogadores, pensa o coordenador que acredita que a aproximação é fundamental. “Com isso, podemos oferecer ao clube equipamentos que possam ajudar melhor os profissionais a planejarem as cargas de treino de cada jogador, buscando otimizar a performance dos atletas. Para a Ufam, podemos dar um retorno importante para a sociedade, bem como proporcionar para nossos acadêmicos experiências profissionais extremamente importantes, que vão contribuir para a formação destes futuros profissionais”, argumentou.
A parceria ainda não está consolidada na sua totalidade, mas o coordenador disse que existe uma conversa junto ao Clube e que há uma discussão quanto à possibilidade desta parceria dar certo. Diante desse quadro, os jogadores estiveram presentes para a realização dos testes, que foram conduzidos pelos professores Rodrigo Mendonça e Mateus Rossato.
Dentre as avaliações realizadas está o teste no Isocinético que tem como objetivo identificar desequilíbrios musculares e, consequentemente possíveis reabilitação física. “Com esta avaliação podemos verificar possíveis desequilíbrios musculares, causas de sérias contusões, gerando parâmetros quantitativos e eficazes para otimizar a reabilitação física dos esportistas lesionados. O exame é realizado em um aparelho semelhante a um aparelho de musculação (cadeira extensora) que na produção do movimento articular registra a força no computador por meio de gráficos o desempenho muscular de cada indivíduo sempre comparando com o lado contralateral (lado não acometido)”, completou.
Sobre o Manaus FC
O Manaus Futebol Clube (mais conhecido como Manaus FC ou simplesmente Manaus) é um clube de futebol brasileiro da cidade de Manaus, capital do estado do Amazonas. Foi fundado em 5 de maio de 2013, sendo o verde, o preto e o branco suas cores oficiais.
Atualmente manda seus jogos nos estádios Carlos Zamith e Colina, no estadual e em jogos de menor apelo de público, e na Arena da Amazônia em jogos de competições nacionais e com maior apelo.
Participou do campeonato profissional do Amazonas pela primeira vez em 2013, sagrando-se campeão da segunda divisão e subindo para a primeira. Com apenas oito anos de existência, o clube é tetracampeão estadual, conquistando a três edições consecutivas, entre 2017 e 2019, e em 2021, após um gol decisivo aos 51' do segundo tempo contra o São Raimundo-AM.
Em nível nacional, o clube possui a melhor campanha do Amazonas na Copa Verde, chegando à semifinal, e na Série D, chegando à final em 2019 e conquistando o acesso à terceira divisão nacional. Além disso, o Manaus também faz parte da lista de clubes de futebol que nunca foram rebaixados em competições nacionais.
Atualmente, é o único clube do estado do Amazonas que disputa o Campeonato Brasileiro Série C.
Redes Sociais