Obra “Entre o saber técnico e o saber pedagógico: reflexões e práticas docente no ensino superior em Enfermagem" será lançada dia 12 de janeiro
Na próxima quarta-feira, 12 de janeiro, às 15h, no Salão Social da Escola de Enfermagem de Manaus (EEM), haverá o lançamento do livro “Entre o saber técnico e o saber pedagógico: reflexões e práticas docente no ensino superior em Enfermagem" organizado pelas autoras Joice Claret Neves e Nair Chase da Silva. O e-book é uma publicação da Editora da Universidade Federal do Amazonas (Edua), em parceria com a Alexa Cultural, e aborda os requisitos necessários para desenvolver uma prática crítica-emancipatória, partindo tanto das iniciativas das Instituições Ensino Superior quanto dos docentes.
A obra, financiada pela PROPESP por meio do Edital Edital 24/2020 Propesp/Ufam de incentivo a publicação de livro, é produto da dissertação de mestrado intitulada ‘Prática pedagógica dos docentes enfermeiros de um curso de enfermagem de uma IES pública de Manaus – AM’, de autoria de Joice Claret Neves, sob orientação da professora Nair Chase da Silva, no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem- Mestrado Acadêmico Associado Universidade Estadual do Pará e Ufam, do Grupo de Pesquisa Educação em Saúde e Enfermagem (GPSEn) e Laboratório de Pesquisa em Enfermagem, Saúde e Educação no Contexto Amazônico (EEDUCAM).
Sobre as organizadoras
Joice Claret Neves
Graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). Especialização em Assistência Cardiovascular pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Especialização em Urgência e Emergência pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam); Especialização em Educação na Saúde para Preceptores do SUS, pelo Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa (IEP/HSL). Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Doutoranda em Ciências da Saúde pela Universidade de São Paulo (USP). Professor Assistente da Universidade Federal do Amazonas. Professora da Escola de Enfermagem de Manaus das disciplinas Atenção Integral à Saúde do Adulto, Estágio Curricular II, Sistematização da Assistência em Enfermagem. Membro do Laboratório de Pesquisa Enfermagem Saúde e Educação no Contexto Amazônico (EEDUCAM) e Membro do Grupo de pesquisa Prática Pedagógica no Ensino Superior de Enfermagem e no cuidado à Saúde do Adulto (PRAPEC).
Nair Chase da Silva
Graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Escola de Enfermagem de Manaus pela Fundação Serviço Especial de Saúde Pública (FSESP).Especialização em Educação na Área da Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) . Especialização em Saúde Pública pela Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP).Especialização em Enfermagem do Trabalho pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) . Especialização em Gestão de Políticas de Saúde Informadas por Evidências pelo Instituto de Ensino e Pesquisa Hospital Sírio Libanês (IEP/HSL). Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Doutorado em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (FIOCRUZ). Professora Titular da Universidade Federal do Amazonas. Professora da Escola de Enfermagem de Manaus, das disciplinas Saúde Coletiva I e II, Vigilância em Saúde, Educação em Saúde, Processos Educacionais Saúde para curso de graduação; e Bases Teóricas da Pesquisa e do Cuidado em Enfermagem e Educação, Saúde e Enfermagem no Programa de Pós Graduação e m Enfermagem – Mestrado Acadêmico Associado UEPA/Ufam. Atua nas áreas de Saúde Coletiva, Vigilância em Saúde, Saúde da Família, Educação em Saúde e Educação em Enfermagem. Integrante do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação Superior (INEP/MEC). Líder do Laboratório de Pesquisa em Enfermagem Saúde e Educação no Contexto Amazônico (EEDUCAM). Diretora da Escola de Enfermagem de Manaus/Ufam (2011 a 2019). Membro da Câmara de Pesquisa a Pós Graduação/Propesp/Ufam. Vice-Presidente da Associação Brasileira de Enfermagem Seção Amazonas (2020 – 2023).
Redes Sociais