Página inicial > Últimas Notícias > PPG em Engenharia Elétrica realiza primeira defesa de doutorado

PPG em Engenharia Elétrica realiza primeira defesa de doutorado

• Publicado: Quarta, 15 de Dezembro de 2021, 14h17
  • Última atualização em Quarta, 29 de Dezembro de 2021, 16h39

Por Sebastião de Oliveira

Equipe Ascom

A façanha ocorreu no dia 3 de dezembro de 2021, por videoconferência,  quando foi avaliada a primeira tese do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Amazonas (PPGEE/Ufam), defendida pelo egresso Roberlânio de Oliveira Melo, na área de Controle e Automação de Sistemas. A defesa de doutorado ocorreu no Centro de Tecnologia Eletrônica e da Informação (Ceteli).

Fizeram parte da Banca Examinadora os professores Cícero Fernandes Costa Filho, José Raimundo Gomes Pereira, Clahildek Matos Xavier, Fabíola Fuerra Nakamura e Jozias Parente de Oliveira. O egresso teve orientação do professor Cícero Ferreira Filho e coorientação da professora Marly Guimarães Fernandes Costa.

Importância

De acordo como o coordenador do PPGEE, professor Carlos Augusto de Moraes Cruz, “a possibilidade de oferecer formação de doutores em contexto local é uma desafio para qualquer programa de pós-graduação, e apesar das características das diversas áreas do conhecimento serem diferentes, os requisitos de qualidade dos programas perante a CAPES para receber a autorização de abertura de curso de doutorado são sempre bem elevados”.

Para ele, a formação de pesquisadores em nível de doutorado é uma conquista do programa que está entre um dos dois únicos da Região Norte, a oferecer a formação de pesquisadores em nível de doutorado. De acordo com a missão do Programa, é torná-lo referência em Engenharias IV, potencializando a formação de recursos humanos, neste caso doutores, para as Instituições de Ensino Superior da região, os Institutos de Pesquisa e para as Empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM).

“De fato, com o PPGEE, a Ufam visa enfrentar uma das maiores dificuldades para o desenvolvimento da região: a carência de profissionais qualificados no âmbito do conhecimento tecnológico relacionado à Engenharia Elétrica e áreas afins como a área de Engenharia de Computação, bem como propiciar condições adequadas para o fortalecimento dos grupos de pesquisas através do investimento na formação de novos quadros.

Histórico

Carlos Cruz informa que o egresso Roberlânio de Oliveira Melo aprovado na primeira defesa de tese do programa fez parte da primeira turma de 11 alunos de doutorado selecionados no segundo período de 2019, e na ocasião, ficou em primeiro lugar na seleção.

Segundo ele, atualmente existem 19 alunos regulares em nível de doutorado e uma chamada aberta para uma nova seleção para o início de 2022. O coordenador disse que está na expectativa que nos próximos dois anos aconteça a formação dos primeiros alunos que ingressaram no curso.

“É importante destacar que os problemas ocasionados por conta da pandemia do Covid-19 causou um certo atraso na agenda de pesquisa dos alunos, mas estamos trabalhando para superar estes percalços que afetaram a todos nós nos últimos dois anos, e se Deus permitir estaremos testemunhando a formação de vários destes primeiros discentes de doutorado em Engenharia Elétrica pela Ufam nos próximos anos”, disse o coordenador.

Sobre o PPGEE

De acordo com o coordenador, o PPGEE foi criado em 2005 com o Curso de Mestrado em Engenharia Elétrica, e durante muitos anos teve que trabalhar com um quadro reduzido de professores, o que dificultava seu crescimento no nível de qualidade, pelo qual permiti  a autorização de abertura de um curso de doutorado.

“Mas ao longo da última década, com a contração  de professores recém formados em nível de doutorado, sendo a maioria ex-alunos do curso de Engenharia Elétrica da Ufam, o programa entrou em uma trajetória de crescimento em quantidade e qualidade de produção científica, que  possibilitou sair da nota 3 para 4 na avaliação realizada periodicamente pela CAPES e, em seguida foi autorizada a abertura do curso de doutorado”, expôs.

“Agora, o nosso principal desafio é manter a trajetória positiva de crescimento quantitativo e qualitativo em produção cientifica e formação de mestres e, agora, doutores. E, para a manutenção do crescimento da produção científica a nossa principal matéria prima são os trabalhos de pesquisa desenvolvidos pelos nossos discentes de mestrado e agora nossos discentes de doutorado”, comentou.

Tese

Na tese é apresentado um novo método de detecção de nuvens visível de vapores de hidrocarbonetos que é constituído de redes neurais convolucionais, as quais são aplicadas para classificar imagens (frames do circuito fechado de televisão) como pertencentes às classes com ou sem vazamento de gás natural em cabeças de poço onshore, aprimorando os resultados obtidos anteriormente.

Com o objetivo de realizar a tarefa de detecção de vazamentos, o estudo propõe e apresenta o resultado de três arquiteturas de redes neurais convolucionais, além de investigar a técnica de transferência de conhecimento com as arquiteturas pré-treinadas DenseNet-201, GoogLeNet, MobileNetV2 e ResNet-18, e também a técnica de Feature Fusion aplicada a estes modelos pré-treinados.

O estudo fornece ainda uma explicação visual provendo a região da imagem de entrada que foi relevante para o classificador tomar a decisão de que ocorreu um vazamento, através da técnica Gradient-weighted Class Activation Mapping. Os resultados experimentais mostraram que o modelo de melhor desempenho apresentou acurácia de 100,00% e taxa de falsos negativos de 0,00%, superando o desempenho de métodos anteriores de detecção de vazamento de gás natural por imagens de circuito fechado de televisão.