Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Grupo de pesquisa da Ufam lança livro em celebração aos seus dez anos de atividades
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Grupo de pesquisa da Ufam lança livro em celebração aos seus dez anos de atividades

  • Publicado: Quarta, 15 de Dezembro de 2021, 09h49
  • Última atualização em Quarta, 15 de Dezembro de 2021, 10h36
  • Acessos: 828

O livro tem como objetivo divulgar pesquisas realizadas pelo grupo durante a última década

Por Juscelino Simões (edição)  Texto e fotos dos autores

Em celebração aos dez anos do grupo de pesquisa Mediação, vinculado à Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal do Amazonas (FIC/Ufam), será lançado neste sábado, 18, o livro “Linguagens e Comunicação na Amazônia”, da Editora Valer. O lançamento integra a programação da Manhã Cultural promovida pela Editora no Parque Municipal do Mindu, localizado na rua Domingos José Martins, S/N, Parque Dez de Novembro, zona centro-sul.

Organizado por Mirna Feitoza e Ítala Clay de Oliveira Freitas, professoras da FIC/Ufam e líderes do grupo Mediação, em conjunto com o escritor, jornalista e pesquisador Wilson Nogueira, a coletânea reúne capítulos com pesquisas realizadas pelos egressos do grupo entre os anos de 2010 a 2020 e tem como objetivo documentar e divulgar a produção de conhecimento desenvolvida nesse período.

O lançamento também marca uma nova etapa de trabalho para o grupo, que passou a se chamar “Mediação – Grupo de Pesquisa em Comunicação, Complexidade e Culturas”. Esta nova fase amplia e integra as pesquisas que já vinham sendo realizadas pelo grupo, abordando a complexidade dos processos da comunicação mediados pelas culturas nas sociedades globais contemporâneas.

A professora Mirna Feitoza ressalta que o livro reúne os esforços, a dedicação e o compromisso dos professores e estudantes com o conhecimento, a universidade e a sociedade.

“Todo livro representa a celebração de uma história vivida. Uma coletânea potencializa esse aspecto, pois são várias pessoas e histórias vividas. Todas elas relacionadas à produção do conhecimento na universidade pública, respondendo às demandas da sociedade em relação aos problemas experimentados na comunicação na contemporaneidade da Amazônia”, afirmou. 

Sobre o grupo

Em sua primeira década de atividades, o Mediação promoveu e apoiou ações de ensino e de extensão, envolvendo as comunidades, grupos, setores, agentes e sujeitos relacionados às temáticas pesquisadas, abrindo diálogo com a sociedade no processo de construção e disseminação do conhecimento.

Nesse período, acolheu e deu apoio a pesquisas na área de Comunicação, com ênfase nos estudos dos processos comunicativos como problema semiótico, contribuindo com a produção de conhecimento e com a formação de pesquisadoras e pesquisadores em todos os níveis da educação superior, da iniciação científica ao pós-doutoramento, sendo a maior parte delas e deles oriundos da graduação em Jornalismo e do Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação da Ufam, de onde o grupo também recebeu discentes e docentes com formação em Design, Publicidade, Letras, Artes, Sociologia, entre outras áreas.

Professoras do grupo Mediação Mirna Feitoza, Ítala Clay de Oliveira Freitas e o jornalista, escritor e pesquisador Wilson Nogueira.

  

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página