Grupo de pesquisa da Ufam lança livro em celebração aos seus dez anos de atividades
O livro tem como objetivo divulgar pesquisas realizadas pelo grupo durante a última década
Por Juscelino Simões (edição) Texto e fotos dos autores
Em celebração aos dez anos do grupo de pesquisa Mediação, vinculado à Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal do Amazonas (FIC/Ufam), será lançado neste sábado, 18, o livro “Linguagens e Comunicação na Amazônia”, da Editora Valer. O lançamento integra a programação da Manhã Cultural promovida pela Editora no Parque Municipal do Mindu, localizado na rua Domingos José Martins, S/N, Parque Dez de Novembro, zona centro-sul.
Organizado por Mirna Feitoza e Ítala Clay de Oliveira Freitas, professoras da FIC/Ufam e líderes do grupo Mediação, em conjunto com o escritor, jornalista e pesquisador Wilson Nogueira, a coletânea reúne capítulos com pesquisas realizadas pelos egressos do grupo entre os anos de 2010 a 2020 e tem como objetivo documentar e divulgar a produção de conhecimento desenvolvida nesse período.
O lançamento também marca uma nova etapa de trabalho para o grupo, que passou a se chamar “Mediação – Grupo de Pesquisa em Comunicação, Complexidade e Culturas”. Esta nova fase amplia e integra as pesquisas que já vinham sendo realizadas pelo grupo, abordando a complexidade dos processos da comunicação mediados pelas culturas nas sociedades globais contemporâneas.
A professora Mirna Feitoza ressalta que o livro reúne os esforços, a dedicação e o compromisso dos professores e estudantes com o conhecimento, a universidade e a sociedade.
“Todo livro representa a celebração de uma história vivida. Uma coletânea potencializa esse aspecto, pois são várias pessoas e histórias vividas. Todas elas relacionadas à produção do conhecimento na universidade pública, respondendo às demandas da sociedade em relação aos problemas experimentados na comunicação na contemporaneidade da Amazônia”, afirmou.
Sobre o grupo
Em sua primeira década de atividades, o Mediação promoveu e apoiou ações de ensino e de extensão, envolvendo as comunidades, grupos, setores, agentes e sujeitos relacionados às temáticas pesquisadas, abrindo diálogo com a sociedade no processo de construção e disseminação do conhecimento.
Nesse período, acolheu e deu apoio a pesquisas na área de Comunicação, com ênfase nos estudos dos processos comunicativos como problema semiótico, contribuindo com a produção de conhecimento e com a formação de pesquisadoras e pesquisadores em todos os níveis da educação superior, da iniciação científica ao pós-doutoramento, sendo a maior parte delas e deles oriundos da graduação em Jornalismo e do Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação da Ufam, de onde o grupo também recebeu discentes e docentes com formação em Design, Publicidade, Letras, Artes, Sociologia, entre outras áreas.
Professoras do grupo Mediação Mirna Feitoza, Ítala Clay de Oliveira Freitas e o jornalista, escritor e pesquisador Wilson Nogueira.
Redes Sociais