Página inicial > Últimas Notícias > Consuni aprova novas regras para o estágio probatório docente

Consuni aprova novas regras para o estágio probatório docente

• Publicado: Terça, 14 de Dezembro de 2021, 12h29
  • Última atualização em Terça, 14 de Dezembro de 2021, 12h29

Por Sandra Siqueira
Equipe Ascom Ufam

Em reunião virtual realizada na segunda-feira (13), o Conselho Universitário da Ufam (Consuni) decidiu alterar as regras de acompanhamento e avaliação do estágio probatório docente. A medida é válida a partir da sua publicação no Boletim institucional.

O estágio probatório compreende o período de 36 meses nos quais o novo docente recém-aprovado em concurso deve ser acompanhado e avaliado periodicamente para definitiva incorporação ou não ao serviço público federal. Os conselheiros decidiram rever a forma como o estágio probatório dos novos professores é aplicado na Ufam devido à necessidade de atualizar o procedimento dado que as normas anteriores eram da década de 90.

Relator do processo que originou as novas regras do estágio probatório docente na Ufam, (EPD), o conselheiro José Pio afirma que a atualização dos procedimentos relativos ao EPD resulta na garantia de direitos e na clareza dos deveres para o novo docente, além de prover uma sistematização para o acompanhamento e avaliação do referido estágio no âmbito institucional. “Vejo a norma como uma ferramenta eficiente e eficaz de motivação, aperfeiçoamento das pessoas e de otimização dos recursos Institucionais. Trata-se, a meu ver,  de um instrumento gerencial, possibilitando não só a apuração da aptidão e capacidade do docente, como também instrumento de crescimento e melhoria do serviço público, estreitando o vínculo profissional entre o novo servidor docente e a Ufam”, completou.

Ainda conforme o relator, o documento aprovado pelo Consuni apresenta detalhadamente como deve ser feito o acompanhamento do novo servidor docente da Universidade, apresentando orientações de como proceder em casos de licenças e afastamentos, as garantias dos docentes em estágio no período de avaliação e como deve ser constituída a comissão de avaliação de desempenho, por exemplo.

A íntegra do documento estará disponível após a sua publicação, mas é possível acompanhar a apreciação da pauta pelos membros do Consuni na reunião de segunda-feira (10), transmitida pelo canal Ufam no Youtube, a partir dos 50 minutos e 38 segundos.