Página inicial > Últimas Notícias > Coletânea "Jornalismo socioambiental humanizado: uma abordagem contemporânea" está disponível online a partir de hoje, 13

• Publicado: Segunda, 13 de Dezembro de 2021, 17h26
  • Última atualização em Segunda, 13 de Dezembro de 2021, 17h39

Os interessados em saber um pouco mais sobre jornalismo socioambiental podem acessar o ebook de divulgação científica “Jornalismo socioambiental humanizado: uma abordagem contemporânea" AQUI. A publicação foi lançada nesta segunda- feira, 13 de dezembro, e tem a organização assinada pelo professor Renan Albuquerque, vinculado a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), pela jornalista especializada em divulgação científica, Ana Paula Freire (Ipen/SP), e pela escritora e poeta Jalna Gordiano (Nepam/CNPq).

Discentes do curso de Comunicação Social/Jornalismo da Ufam também contribuiram na escrita e organização do trabalho. O livro é voltado a estudantes de Ensino Médio e graduação e aborda questões relacionadas a clima, ambiente e povos amazônicos.

De acordo com um dos organizadores, Renan Albuquerque, vinculado à Universidade Federal do Amazonas (Ufam), a publicação democratiza o acesso a dados de ciência. “Informações científicas, em geral, estão em papers, livros especializados, dentro de um contexto de linguagem hermética. Com o ‘Jornalismo socioambiental humanizado: uma abordagem contemporânea’, a gente traz essa informação de dentro da literatura especializada para o grande público (escolas, estudantes universitários, gestores entre outros), possibilitando à sociedade conhecer o debate ambiental e a responsabilidade da comunicação socioambiental”, destacou.

O docente falou ainda que a ideia da publicação surgiu da disciplina ministrada por ele e intitulada ‘A Comunicação no Amazonas e na Amazônia', do curso de Jornalismo da Ufam. “No início da disciplina, nós começamos a pensar em fazer um produto que pudesse ser acessível ao público e decidimos fazer um livro de divulgação científica, de fácil linguagem e compartilhamento gratuito, que pudesse ser lido por qualquer pessoa. A ideia surgiu dos próprios discentes”, relembrou.

A expectativa é que em 2022, discentes matriculados na mesma disciplina possam continuar com esse projeto de divulgação científica, replicando o mesmo propósito de facilitar o acesso à ciência.