Rede Educanorte tem primeira tese aprovada na manhã desta sexta-feira, 10
Por Sandra Siqueira
Equipe Ascom Ufam
“O Desmonte da Política de Formação de Alfabetizadores da Semed/Manaus” este é o título da primeira tese defendida por Raiolanda Camargo no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia (Educanorte), a rede de doutorado da região Norte. A solenidade ocorreu na manhã desta sexta-feira (10), a partir das 9h, por videoconferência.
Formada por 40 pesquisadores de nove universidades dos sete estados da região Norte, a rede Educanorte é o primeiro doutorado em educação em rede do Brasil, aprovado pela Capes em 05 de abril de 2019. “Os pró-reitores de pós-graduação da região Norte já vinham trabalhando com a ideia de formar doutores na região. É muito importante formar doutores na região Norte em todos os campos do conhecimento. Depois da rede Bionorte, a Educanorte é a segunda rede existente aqui na região amazônica, formando especificamente doutores em educação, aprovada pela Capes”, conta a professora Selma Baçal.
Participaram da solenidade de abertura da defesa o reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, a pró-reitora de Pesquisa e pós-graduação (Propesp) licenciada, professora Selma Baçal, a pró-reitora em exercício da Propesp, professora Adriana Malheiro, e a coordenadora da rede Educanorte, polo Ufam, professora Arminda Mourão.
Em seu pronunciamento, o reitor Sylvio Puga destacou a importância da primeira defesa para o Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia. “A Universidade Federal do Amazonas sente-se honrada em participar da rede Educanorte, é uma rede muito importante para a nossa região e da nossa parte, da parte da nossa Faculdade de Educação, todo esforço tem sido feito para o engrandecimento da rede, então, aqui, quero render a minha homenagem pública aos colegas do programa de pós-graduação da Faculdade de Educação”, expôs o gestor.
Mesmo licenciada, a professora Selma Baçal participou do importante momento para a rede Educanorte tanto por ter atuado para a criação do programa quanto para a elaboração da tese defendida nesta sexta-feira, sendo orientadora da doutoranda, a professora da Faced, Raiolanda Camargo. “Essa tese já vinha sendo construída em pesquisas realizadas, dessa forma, a colega pôde antecipar em muito o tempo dela de formação de doutorado, então, para nós, na Ufam, é motivo de muita alegria não só porque nós temos, lideramos e presidimos o polo Manaus, mas também porque foi uma professora da nossa Instituição a primeira doutora formada pelo Educanorte”, declarou.
Integram a rede Educanorte, além da Ufam, a UFPA, a Ufopa, a UFT, a Ufac, a Unifap, a UFRR, a Unir e a UEA.
Sobre primeira defesa
A doutoranda Raiolanda Camargo buscou responder em seu trabalho de pesquisa como se materializou o desmonte na política de formação continuada dos professores alfabetizadores, mais particularmente, a estratégia de formação em polos, que atendia um número maior de professores da rede municipal, a partir de uma lógica privatizante-mercadológica da rede municipal de ensino de Manaus. De acordo com a pesquisadora, a partir de 2013 a lógica privatizante-mercadológica adentrou a Semed em 2013, o que levou ao desmonte na política de formação continuada dos professores alfabetizadores a partir de 2015.
Ainda segundo Raiolanda Camargo, a lógica da educação em Manaus começa a ser fortemente concebida dentro de uma lógica privatista com a orientação do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com a criação e implementação do projeto denominado “Projeto de Expansão e Melhoria Educacional da Rede Pública Municipal de Manaus” (Proemem), em 2015.
Após o rito acadêmico de apresentação e arguição por parte da banca avaliadora, a professora Raiolanda Camargo foi aprovada. “Eu queria agradecer de todo o coração as palavras amorosas que vocês dirigiram a mim”, disse. “Não vou citar nomes para não ofender ninguém, achar que eu esqueci, mas a todas as pessoas que me enxergaram e seguraram a minha mão, eu digo: vocês estão gravadas no meu coração”, declarou emocionada. “Nesse momento, eu vou assumir o compromisso de que vou honrar esse título de doutora sempre escolhendo a minha humanidade. Sempre, sempre”, completou.
Redes Sociais