Página inicial > Últimas Notícias > Nota de pesar - pesquisador aposentado do Inpa e colaborador da Ufam, Antônio Santos

• Publicado: Domingo, 05 de Dezembro de 2021, 09h15
  • Última atualização em Domingo, 05 de Dezembro de 2021, 22h26

É com grande pesar que a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), informa o falecimento do pesquisador aposentado do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Antônio dos Santos, ocorrido na madrugada deste sábado, 04. Um dos pioneiros nos estudos hídricos do Instituto e nome de referência na química ambiental no Amazonas, o pesquisador teve também relação estreita com a Ufam, junto a quem contribuiu na formação em nível de pós-graduação. Químico de formação, com mestrado e doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (Ufscar). Antônio atuou no Inpa por mais de 30 anos, de 1958 a 1991.
Neste importante centro de pesquisa desenvolveu estudos que buscavam compreender o ciclo de nutrientes dentro das áreas florestadas e não florestadas, estudou as características dos cursos de águas (rios, lagos e igarapés), os impactos ambientais de grandes reservatórios que se construía na Amazônia e os impactos do crescimento urbano de Manaus nos hídricos da cidade. Nas últimas três décadas, após se aposentar do Inpa, ele navegou em outras águas: seu conhecimento sobre os recursos hídricos e meio ambiente da região o levou a atuar, além da docência, com perícia ambiental, consultoria sobre os usos dos recursos naturais da região e gestão. Trabalhou como professor convidado da Fundação Universitária Ibero-Americana (Funiber-Am), foi coordenador de pesquisa da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e gestor do Centro de Estudos Amazônicos da Fundação Rede Amazônica. Os relevantes serviços prestados ao Inpa, à Amazônia e ao Brasil foram reconhecidos em homenagens no decorrer da trajetória, como do próprio Inpa (Honra ao Mérito, 1989), dos Conselhos Regional e Federal de Química (1988 e 2006) e da Comenda Professor Samuel Benchimol (2007). Antônio deixa a esposa Marlene dos Santos, seis filhos, dez netos e três bisnetos. Ao dr. Antônio, nosso reconhecimento e gratidão por sua dedicação à ciência, à conservação e educação ambiental na Amazônia. A Ufam se solidariza e presta condolências à família e amigos neste momento de dor.