Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Ufam e Universidad Nacional de Colombia assinam protocolo de intenções
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Ufam e Universidad Nacional de Colombia assinam protocolo de intenções

  • Publicado: Segunda, 29 de Novembro de 2021, 17h04
  • Última atualização em Terça, 07 de Dezembro de 2021, 12h49
  • Acessos: 1139

Com o objetivo de estabelecer parceria acadêmica, científica e cultural, a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e a Universidad Nacional de Colombia (UNAL), dia 17 de novembro, assinaram protocolo de intenções entre as instituições. O documento tem vigência de cinco anos e contempla o intercâmbio de informações e publicações, incluindo as bibliotecas das respectivas universidades; intercâmbio de docentes e pesquisadores para participação em cursos; intercâmbio de alunos; desenvolvimento ou participação em seminários, colóquios ou simpósios; desenvolvimento de pesquisas conjuntas e desenvolvimento de programas e currículos.

De acordo com assessora de Relações Internacionais e Interinstitucionais da Ufam, professora Leda Duwe Leão Brasil, o fortalecimento das relações entre as Instituições de Ensino na América Latina, com vivências de pesquisas próximas, oportuniza um melhor entendimento da realidade da região. “O Amazonas está localizado em uma região de tríplice fronteira e estamos trabalhando para estabelecer relações coesas e eficientes entre as instituições que atuam na região. Há muito entusiasmo da nossa parte em oportunizar a nossa comunidade acadêmica experiências internacionais e interinstitucionais”, explicou.

A professora adiantou também que na última sexta-feira, 26 de novembro, os resultados da assinatura do protocolo de intenções já começaram a aparecer. “Tivemos uma reunião entre a UNAL e instituições do Norte (Ufam, Universidade do Estado do Amazonas, Instituto Federal do Amazonas e Universidade Federal do Pará), Nordeste (Universidade Federal da Bahia) e Centro-Oeste (Universidade Federal do Mato Grosso) para tratar de parcerias a serem firmadas com o intuito de fortalecer o desenvolvimento regional”, destacou.              

Para o diretor do Instituto de Natureza e Cultura (INC/Ufam), localizado em Benjamin Constant, professor José de Ribamar da Silva Nunes, o acordo é relevante para o INC, sobretudo pela proximidade geográfica. “De todas as unidades da Ufam, a mais próxima, fisicamente, da UNAL é o INC. O protocolo de intenções é importantíssimo para os nossos docentes e discentes, já que temos alunos que são da Colômbia e há um trabalho conjunto em andamento. Neste mês, por exemplo, está prevista uma ação dos professores do curso de Administração, em parceria com docentes da UNAL, para a realização de um Congresso Regional sobre Administração no Alto Solimões. Agora, com o protocolo, a cooperação, que antes era mais restrita, passa a ter um fluxo mais eficiente e isso é imprescindível para avançarmos com as relações interinstitucionais e internacionais na região do Alto Solimões. O protocolo é importante também para a Ufam como um todo porque a internacionalização é um ponto de avaliação dos nossos cursos de graduação e pós-graduação. Inserir nossos pesquisadores e alunos em um contexto de intercâmbio internacional, com trocas culturais e científicas, é imprescindível para nossos índices institucionais. Nós estamos muito felizes com os avanços que esse protocolo pode proporcionar e vamos continuar trabalhando para que a Ufam continue avançando em suas relações internacionais e interinstitucionais aqui na região’, finalizou o diretor.         

registrado em:
Fim do conteúdo da página