Página inicial > Últimas Notícias > CCA promove abertura do l Seminário Regional de Sustentabilidade na Amazônia

CCA promove abertura do l Seminário Regional de Sustentabilidade na Amazônia

• Publicado: Segunda, 29 de Novembro de 2021, 15h44
  • Última atualização em Segunda, 29 de Novembro de 2021, 15h44

Por Juscelino Simões

Equipe Ascom

O Centro de Ciências do Ambiente da Universidade Federal do Amazonas (CCA/Ufam) promoveu na manhã desta segunda-feira, 29, a abertura do l Seminário Regional de Sustentabilidade na Amazônia. A abertura ocorreu no formato híbrido, de forma presencial na Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Amazonas (FCA/Ufam) e virtual pelo Meet.

A mesa de abertura foi presidida pelo diretor do CCA, professor Eron Bezerra, e contou com a participação do secretário Municipal de Meio Ambiente, Antônio Stroski, do presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal de Manaus, vereador Kennedy Marques, e pelo cacique Ismael Munduruku.

Logo após a abertura ocorreu a mesa-redonda, seguida de debate, “Caminhos para o Tarumã: perspectivas sustentáveis”, com a jornalista, socióloga e ativista do meio ambiente, Juliana Belota; com o presidente do Comité de Bacias Hidrográficas, Jadson Maciel e a cantora Márcia Novo.

O Seminário promove a discussão do desenvolvimento sustentável na Amazônia brasileira em parceria entre a Universidade, Sociedade Civil e Poder Público. Serão abordados temas como Marco temporal; 17 objetivos do desenvolvimento sustentável; Bioeconomia na Amazônia; Como transformar problema em solução?; Utilização dos resíduos sólidos como fonte de renda; Movimentos sociais e solidários na Amazônia, o projeto de Difusão elaborou uma programação extensa e diversificada, com convidados renomados para uma discussão ampla e construtiva no segmento de sustentabilidade na Amazônia. Além de oficinas de reciclagem de plástico e de óleo de cozinha para produção de sabão, estas serão exclusivas para a comunidade e transmitidas para os demais públicos.

O l Seminário Regional de Sustentabilidade na Amazônia é realizado pelo Centro de Ciências do Ambiente (CCA), por meio do projeto Análise de difusão das políticas ambientais e agroecológicas sustentáveis da Ufam e vai até o dia 3 de dezembro.