Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Plataforma "Pandemias na Amazônia” divulga diálogos de saberes e criação com foco em engajamentos etnográficos digitais
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Plataforma "Pandemias na Amazônia” divulga diálogos de saberes e criação com foco em engajamentos etnográficos digitais

  • Publicado: Segunda, 29 de Novembro de 2021, 14h53
  • Última atualização em Segunda, 29 de Novembro de 2021, 15h10
  • Acessos: 825

O projeto de extensão "Pandemias na Amazônia: plataforma digital de narrativas e conhecimentos sobre a vida, corpo e ambiente", agora em  plataforma digital objetiva divulgar diálogo de saberes e criação, como também difundir narrativas, por meio de podcasts, publicações de textos e exposições em audiovisual, em torno da vida, do corpo e da ecologia.

Para obter seus conteúdos, o interessado deve acessar os seguintes links:  https://www.pandemiasamazonia.com.br/,

instagram: https://www.instagram.com/pandemiasnaamazonia_/  ou

Tucandeira Podcast: https://www.pandemiasamazonia.com.br/podcast

A plataforma digital é um projeto de extensão coordenado pelos professores Thiago Mota Cardoso e  Luiza Dias  Flores  e  desenvolvido por meio do Laboratório de Antropologia da Vida, Ecologia e Política (CoLar) e pelo Núcleo de Estudos da Amazônia Indígena (Neai) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). O projeto agrega docentes do departamento de Antropologia e pesquisadoras (es) de graduação e pós-graduação interessadas(os) em divulgação científica e reflexões sobre as irrupções das crises epidêmicas e ambientais.

O Pandemias na Amazônia teve início em 2020, através das publicações de narrativas em textos e áudio das(os) pesquisadoras(es) indígenas da Ufam sobre a pandemia da Covid-19. Essa experiência derivou na construção de um webmapa, em parceria com a Infoamazonia, com uma série de textos e episódios de podcast com lideranças de diversos povos e comunidades que habitam os rios, as florestas e as cidades da Amazônia.

Nesta nova fase, o projeto busca articular múltiplos engajamentos etnográficos digitais (textos, sonoridades, audiovisual e desenhos) para construir histórias amazônidas sobre modos de viver e reviver corpos, terra e ambientes, de humanos e de outros seres, em  “tempos de catástrofes”.

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página