Página inicial > Últimas Notícias > Coletiva fotográfica “Focos Críticos” entra em cartaz na Estação Cidadania de Parintins nesta sexta-feira, 26

• Publicado: Quinta, 25 de Novembro de 2021, 15h07
  • Última atualização em Quinta, 25 de Novembro de 2021, 15h58

Ao todo 14 trabalhos integram a coletiva fotográfica “Focos Críticos”, resultado da produção de dez estudantes do Curso de Jornalismo do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia da Universidade Federal do Amazonas (ICSEZ/Ufam). O objetivo é mostrar diferentes olhares particulares e coletivos sobre as crises de saúde pública, ambiental, econômica e social na região do Baixo Amazonas. A abertura da exposição ocorre nesta sexta-feira, 26, às 8h30, na Estação Cidadania João do Carmo, em Parintins.

A mostra fotográfica faz parte da programação do I Simpósio Comunicação, Cultura e Amazônia, que acontece desde a última segunda-feira, 22 de novembro em Manaus e em Parintins. Promovido pelo grupo de pesquisa Trokan/CNPq, da Faculdade de Informação e Comunicação (Fic/Ufam), em parceria com ICSEZ e FBN, o simpósio é coordenado pelo professor Allan Soljenítsin, e objetiva popularizar o conhecimento científico produzido a partir da interlocução do campo da Comunicação com as demais áreas da Ciência na busca de soluções sustentáveis para a região e para o entendimento de seus povos.

De acordo do curador, professor Marcelo Rodrigo, a exposição revela a percepção dos fotógrafos em diferentes cidades da região do Baixo Amazonas acerca das situações críticas resultantes da pandemia de Covid-19, combinada com a maior cheia histórica do Rio Amazonas e problemas sociais agravados com o cenário de crise econômica.

As fotografias foram produzidas durante a disciplina de Introdução à Fotografia, ministrada pelo docente que, segundo ele, as imagens externalizam o enfoque dos fotógrafos e suas percepções sobre os fragmentos espaço-temporais em seu entorno. “A vida que resiste às crises. A arte que sobrevive aos focos críticos”, disse.

Os acadêmicos Ádria Albuquerque, Adriane Vasconcelos, Cayo Dias, Francisco Dias, July Anna Barbosa, Pablo Luz, Ralf Cordeiro, Rebeca Gonçalves, Vinícius do Carmo e Willian Araújo foram os autores das obras pelas quais refletem a sensibilidade fenomenológica da vida no Baixo Amazonas.

A exposição acontece em parceria com a Prefeitura Municipal de Parintins, por intermédio do Coordenador Geral da Estação Cidadania João do Carmo, Marcos Azevêdo. As fotografias estarão expostas no teatro da unidade, que fica localizada na orla do bairro União, em Parintins. A exposição se estende até o dia 28 de novembro e voltará a ser exibida no campus do ICSEZ/Ufam, após o retorno presencial das atividades, em janeiro de 2022.

Serviço:

O que: Lançamento da exposição “Focos Críticos”

Quando: 26 de novembro de 2021, às 8h30 (horário de Manaus)

Onde: Estação Cidadania João do Carmo, na orla do bairro União, em Parintins

Duração: de 25 a 28 de novembro de 2021