Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > I Jornada Residência Pedagógica aborda o Ensino de Filosofia a partir de Lévinas e da poesia de Thiago de Melo
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Museu Amazônico promove lançamento do ‘2º Curso livre de Arqueologia Amazônica’

  • Publicado: Quarta, 24 de Novembro de 2021, 13h20
  • Última atualização em Quarta, 24 de Novembro de 2021, 13h25
  • Acessos: 313

Por Juscelino Simões, com texto base enviado pelo setor de Arqueologia do Museu Amazônico da Ufam

O Museu Amazônico da Universidade Federal do Amazonas promove na próxima sexta-feira, 26, às 14h, por meio da plataforma YouTube, live de lançamento do ‘2º Curso livre de Arqueologia Amazônica’. O evento terá três mesas-redondas com temas diferentes: apresentação de desenhos animados, roteiro e debates com a participação de convidados de diversas universidades brasileiras.

O Museu Amazônico da Ufam realiza nesta sexta-feira, 26, uma live de lançamento do ‘2º Curso livre de Arqueologia Amazônica’. O projeto prevê a criação de um curso on-line sobre Arqueologia Amazônica, compreendendo as principais temáticas da disciplina, ministradas por arqueólogas e arqueólogos especialistas de diversas universidades e instituições de pesquisa do Brasil e do mundo. O curso será permanente, composto por aulas e animações, e voltado para a formação de professoras e professores da Amazônia. Ele constituirá também uma ferramenta a ser utilizada em sala de aula com estudantes e em outras modalidades de ensino.

Este curso tem o objetivo de preencher lacunas prementes no ensino na Amazônia, pois, apesar de avanços significativos testemunhados nas últimas décadas, a “história” tradicionalmente ensinada nas escolas, bem como aquela que é mais acessível ao público e que reverbera no senso comum, ainda carrega preceitos de cunho colonialista, racista e também machista. A nossa historiografia foi por muito tempo povoada pelos “grandes heróis” (em geral homens brancos), deixando à margem importantes agentes: mulheres, indígenas e afro-descendentes, que protagonizaram e protagonizam importantes aspectos da nossa sociedade brasileira e amazônida.

Uma das principais motivações do curso é criar e disponibilizar, com acesso fácil e gratuito, material de qualidade para o grande público, baseado em premissas e pesquisas científicas. As fake news constituem um problema mundial, disseminando informações falsas, opiniões e crenças pessoais confundidas com dados científicos, e teorias de conspiração que confundem e atrapalham a promoção do conhecimento científico.

“Pretendemos que o curso livre e a produção de conteúdos atrelada a ele (inclusive de animações) explorem as dimensões possibilitadas pela internet, que permitem de forma clara e rápida conteúdos densos e complexos”, afirmou Bruno Pastre Máximo, arqueólogo do Laboratório de Arqueologia do Museu Amazônico.

Cronograma das atividades do Lançamento do Curso Livre de Arqueologia Amazônica

14h (horário de Manaus):

1º Mesa: Arqueologia de Manaus

Apresentação do Desenho animado

Debate com:

Bruno Pastre Máximo - Ufam

Helena Pinto Lima - Museu Paraense Emílio Goeldi

Carlos Augusto da Silva - Ufam

Petrônio Medeiros - Roteirista da animação

 

14h (horário de Manaus)

2º Mesa: Diversidade cultural na Amazônia

Apresentação do Desenho animado

Debate com:

Meliam Vigano Gaspar - MUSA

Fernando Almeida - UERJ

Silvana Zuse - UNIR

Petrônio Medeiros - Roteirista da animação

 

15h (horário de Manaus)

3º Mesa: Estrutura do curso e seus objetivos

Caroline Caromano - Naturalis

Jorge dos Santos - Ufam

Eduardo Neves - USP

Carolina Brandão Gonçalves - Ufam

Encerramento:

Palestra “A importância da comunicação da divulgação científica na Arqueologia da Amazônia”, Márcia Bezerra - UFPA

 

 

 

 

https://youtu.be/UiCil_phksE

 

 

 

                                                                                                                

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página