Página inicial > Últimas Notícias > Ufam e USP potencializam parceria em publicação sobre "Diversidade"

Ufam e USP potencializam parceria em publicação sobre "Diversidade"

• Publicado: Segunda, 22 de Novembro de 2021, 11h43
  • Última atualização em Segunda, 22 de Novembro de 2021, 11h43

O livro "Diversitas: Episteme" é organizado pelos professores Renan Albuquerque, da Faculdade de Informação e Comunicação da Ufam, Sérgio Bairon e Ricardo Alexino, da Universidade de São Paulo (USP). Os pesquisadores são vinculados também ao Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos (Diversitas), da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.

Na coletânea, resultado da união de esforços entre Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e Universidade de São Paulo (USP), autoras e autores debatem violações políticas e preconceitos sociais. A seleção de artigos foi resultado de uma chamada pública universal, a partir de certame em nível nacional, e indicou preocupação em fazer uma revisão crítica sobre a “Diversidade” enquanto epistemologia complexa.

Albuquerque, Bairon e Alexino partiram do suposto da agnotologia para avaliar, em âmbito paralelo, o governo Bolsonaro e o bolsonarismo enquanto ação política extremista, que gera perseguições e intolerâncias à raça, gênero, etnia e espiritualidade. Também foram avaliadas violências incidentes diante da construção epistemológica do conceito de diversidade no presente.

A obra, primeiro volume da "Coleção Diversidade", tem participação da coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades da USP, professora Silvana Nascimento, e da pesquisadora associada ao Centro de Pesquisa Comunicação e Trabalho da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), Cláudia Nonato.

O livro digital pode ser acessado aqui.