Página inicial > Últimas Notícias > I Simpósio de Comunicação, Cultura e Amazônia inicia nesta segunda, dia 22

I Simpósio de Comunicação, Cultura e Amazônia inicia nesta segunda, dia 22

• Publicado: Sexta, 19 de Novembro de 2021, 12h20
  • Última atualização em Sexta, 19 de Novembro de 2021, 12h20

Texto da professora Cristiane Barbosa/edição Juscelino Simões

Começa nesta segunda-feira, 22, o I Simpósio de Comunicação, Cultura e Amazônia*, realizado pelo Grupo de Pesquisa de Comunicação, Cultura e Amazônia (Trokano) da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). O Simpósio ocorre de forma híbrida, ou seja, conta com atividades presenciais e on-line, entre os dias 22 e 26 de  novembro. As inscrições podem ser realizadas por meio do link: https://doity.com.br/comunicacao-cultura-e-amazonia/inscricao.

A solenidade de abertura do evento será às 18h30, no auditório da Faculdade Boas Novas (FBN), com a presença do reitor Sylvio Puga, da diretora do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Tecnologia (ICSEZ/Ufam), Sandra Helena, da diretora da FBN, Maria José Costa Lima, do diretor da FIC/Ufam e coordenador geral do Simpósio, Allan Soljenítsin Barreto Rodrigues e do coordenador do evento, Adelson Fernando.

O evento faz parte da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT-2021) e conta com apoio financeiro do Edital Nº 005/2021 do Programa de Apoio à Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação (POP C,T&I) do Governo do Estado do Amazonas via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). O evento vai ser realizado nos campi da Ufam em Manaus e Parintins e também na FBN.

O coordenador do evento, professor Allan Rodrigues, explicou que a proposta do evento é tratar de questões decorrentes do tema ‘Comunicação e Transversalidade na Pesquisa e na Inovação na Amazônia’.

“A finalidade dessas atividades é promover discussões sobre as interfaces da comunicação com as demais áreas do conhecimento, como a informação, a sociologia, a antropologia e outras”, destacou. Assim, o evento compreenderá conferências, mesas-redondas, palestras, apresentação de artigos, minicursos e oficinas. Ademais, as mesas e palestras contarão com a participação de pesquisadores renomados locais e nacionais.

Minicursos e oficinas

Com 11 minicursos e oficinas, o Simpósio reúne profissionais renomados do cenário regional e nacional que vão oferecer aos participantes tanto o aprofundamento teórico e metodológico quanto a experimentação prática de novas técnicas aplicadas no mercado. “A participação nas oficinas vai ser excelente oportunidade para que os inscritos possam exercitar na prática alguns conhecimentos, habilidades e ferramentas da comunicação”, frisou o coordenador das oficinas, Raphael Cortezão.

Confira as temáticas das oficinas: ‘'O profissional de Relações Públicas nos ambientes comunitários’; ‘Estratégia de Conteúdo para Empreendedores Digitais’; ‘A fotografia como técnica e objeto de estudo na pesquisa qualitativa’; ‘Jornalismo em Quadrinhos – reflexões e práticas’; ‘Liberando a Criatividade; Produção de Spots Comerciais para Rádio’; ‘Ingressando no mercado profissional por meio do Monitoramento Digital e Análise de Métricas’; ‘Me formando, e agora? Estratégias para planejar e definir uma carreira de sucesso na área da Comunicação’; ‘A TV por fora e por dentro - da ideia à realização’; ‘Técnicas de Redação para TV e as mudanças no modo de fazer jornalismo’; ‘Noções para produzir vídeos com smartphones’.

Os valores das inscrições custam R$20 para estudantes e R$40 para os demais profissionais. Através do link https://doity.com.br/comunicacao-cultura-e-amazonia/informacoes você tem acesso a todas as informações e atualizações do evento.