Página inicial > Últimas Notícias > Projeto Seminários Virtuais de Matemática e Física do ICET promove a palestra "A Vida Misteriosa dos Matemáticos"

• Publicado: Sexta, 19 de Novembro de 2021, 10h51
  • Última atualização em Sexta, 19 de Novembro de 2021, 10h54

Por Juscelino Simões

Equipe Ascom

O projeto de extensão Seminários Virtuais de Matemática e Física do Instituto de Ciências, Educação e Tecnologia da Universidade Federal do Amazonas (SVMF-ICET/Ufam) realiza no dia 26 de novembro, às 16h, por meio virtual, a palestra do docente da Universidade Federal Fluminense, matemático e escritor, Celso José da Costa, "A Vida Misteriosa dos Matemáticos".

A palestra terá como tema o livro de ficção "A Vida Misteriosa dos Matemáticos" de autoria do palestrante. Trata-se de uma fábula sobre um imaginário encontro entre os maiores gênios da Matemática de todos os tempos, em um lugar apropriadamente chamado Aleph. Lugar onde bebem e falam de filosofia e da paixão pelos números e, principalmente, discutem suas descobertas e as lendas que as acompanham, momentos em que emergem paixões e rivalidades.

A viagem-aventura começa na Grécia antiga com os sábios primordiais – Pitágoras e Arquimedes, entre eles - e atravessa os séculos viajando nas luzes de Newton, Leibniz, Gauss, Sophie Germain, Emmy Noether, Poincarè, entre outros tantos, até ancorar em nossos dias com as mais recentes conquistas matemáticas. Conquistas que nos permitiu saltar da noção de número nas pedrinhas contadas nas cavernas, até a tela de um celular no mundo de possibilidades do século XXI.

No Aleph, um lugar em que tempo e espaço não seguem as regras do mundo real, a chegada de um visitante inesperado levanta dúvida: como ele foi parar ali?

Para participar é preciso fazer a inscrição na página do evento em: https://www.even3.com.br/svmf/, e assistir pelo link https://youtu.be/MydY3mLuJrw

Instragram: @celsomatematico