Página inicial > Últimas Notícias > HUGV promove mutirão de diagnósticos de câncer de próstata neste sábado, dia 6

HUGV promove mutirão de diagnósticos de câncer de próstata neste sábado, dia 6

• Publicado: Sexta, 05 de Novembro de 2021, 10h56
  • Última atualização em Sexta, 05 de Novembro de 2021, 13h06

Por Alberto Jean Fermin
Comunicação HUGV

O Hospital Universitário Getúlio Vargas da Universidade Federal do Amazonas (HUGV/Ufam), filiado à Rede Ebserh/MEC, realizará neste sábado, 6, das 8h às 12h, no Ambulatório Araújo Lima (localizado na rua Afonso Pena, s/n, bairro Praça 14), um mutirão de diagnósticos para câncer de próstata. A iniciativa é alusiva ao Novembro Azul, mês que representa a conscientização e combate a essa doença. O público-alvo da iniciativa é composto por homens com mais de 45 anos de idade. Os documentos necessários são: comprovante de residência, documento de identidade e Cartão do SUS.

Durante a ação, os pacientes passarão por uma triagem com profissionais de saúde do hospital e será agendada a realização de exame de Antígeno Prostático Específico (PSA) no laboratório do HUGV. No dia 27 de novembro, já de posse dos resultados dos exames, os pacientes deverão retornar para a consulta especializada junto ao serviço de urologia do hospital.

Uma equipe de mais 30 profissionais de saúde, entre urologistas, médicos residentes, enfermeiros e técnicos de enfermagem, atuará diretamente no atendimento aos pacientes, além de equipes de apoio e organização. A previsão é que sejam realizadas 150 consultas urológicas.

Sobre a Rede Hospitalar Ebserh

O Hospital Universitário Getúlio Vargas faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde novembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do País.