Página inicial > Últimas Notícias > Reitor participa da abertura de eventos com temática sobre autogestão territorial em áreas protegidas em transmissão on-line

• Publicado: Quinta, 04 de Novembro de 2021, 07h19
  • Última atualização em Quinta, 04 de Novembro de 2021, 07h36

Por Sebastião de Oliveira

Equipe Ascom

Representantes de instituições promotoras do X  Seminário Brasileiro sobre Áreas Protegidas e Inclusão Social (SAPIS) e do V Encontro Latino Americano sobre Áreas Protegidas e Inclusão Social (ELAPIS) participaram da solenidade de abertura dos eventos. O reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), professor Sylvio Pula, realizou a abertura que ocorreu na tarde dessa quarta-feira, 3, em transmissão on-line pelo Zoom Meeting.

Para acompanhar os webinários, mesas e demais atividades acesse o link https://doity.com.br/x-sapis

Representando o reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), professor Cleinaldo de Almeida Costa, o professor Jair Mendes, e a diretora do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), professora Antonia Franco, estiveram presentes participando da mesa de abertura dos eventos que ocorrem simultaneamente.

Pesquisa é solução de problemas

Em seu pronunciamento, o reitor, professor Sylvio Puga, disse que o mundo está debatendo a questão ambiental. Ele considera que o X SAPIS e V ELAPIS são momentos necessários para se fazer a inserção de questionamentos sobre a temática. Na ocasião, destacou a importância dos programas de pós-graduação das instituições promotoras como os Programas de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia (PPGCASA/Ufam), de Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH/UEA) e o em Gestão de Áreas Protegidas na Amazônia (MPGAP/Inpa).

O reitor justificou a citação, em razão de promoverem nos mestrandos e doutorandos a produção de dissertações e teses sob um olhar crítico na região, pois, os programas estão relacionados à agenda dos referidos eventos. Sob esse contexto, o reitor questiona: “Então, de onde virá às soluções para os tomadores de decisão? E responde: “virá exatamente dos programas de pós-graduação e do envolvimento de seus pesquisadores na identificação de problemas, apontando soluções”.

E, disse ainda que a Ufam contribui por meio do PPGCASA, mas também através dos diversos programas existentes na Instituição. O reitor cita a vice-reitora, professora Terezinha Fraxe como defensora da questão ambiental, pela qual tem contribuído de forma efetiva. “Esse tema é de grande relevância para a Administração Superior na segunda gestão, pois se terá maior visibilidade sob a liderança de Fraxe”, completou.

Ele parabenizou o esforço da coordenação pelo trabalho desenvolvido, tendo à frente o professor Henrique Pereira e sua equipe. “A Universidade Federal do Amazonas sente-se honrada em compartilhar com vocês, e, como reitor da Instituição quero declarar aberto o X Seminário Brasileiro sobre Áreas Protegidas e Inclusão Social (SAPIS) e do V Encontro Latino Americano sobre Áreas Protegidas e Inclusão Social (ELAPIS)”, disse.

Contribuição

A representante do Inpa, a diretora, professora Antonia Franco, em pronunciamento, disse que o Instituo aos 69 anos de criação vem contribuindo com pesquisas relacionadas à observação da biodiversidade, monitoramento das mudanças climáticas que ocorrem com o clima e o ambiente, estudo de doenças endêmicas entre outras áreas de interesse e, colaborando com a capacitação e pós-graduação em diversas áreas temáticas.

Identidade cultural

O professor Jair Maia, representado a UEA, entende a importância da integração das instituições de ensino superior, como também a das instituições de pesquisa da America latina, as associações com órgãos governamentais e sociedade civil organizada por elaborarem estratégias com foco no  desenvolvimento territorial sustentável, visando manter a identidade cultural de povos tradicionais, apresentando soluções que possibilitem a transformação da comunidade e do território.

Áreas protegidas

Na ocasião, o presidente da comissão organizadora do evento, professor Henrique Pereira, expressou sua condolência as famílias brasileiras e latina-americanas que perderam seus entes queridos, vitimados pela pandemia do covid-19, e suas conseqüências nefastas.

“O Seminário Brasileiro sobre Áreas Protegidas e Inclusão Social e o  Encontro Latino Americano sobre Áreas Protegidas e Inclusão Social são eventos promovidos pela academia que tratam sobre as trajetórias, atualidades e o futuro dos espaços especialmente protegidos com abordagem transdisciplinares que a partir de olhares de saberes privilegia os olhares de diferentes segmentos da sociedade e de diferentes grupos de interesses”, define o professor.

Sobre o evento

O X Seminário Brasileiro sobre Áreas Protegidas e Inclusão Social (SAPIS) e o V Encontro Latino Americano sobre Áreas Protegidas e Inclusão Social (ELAPIS) têm como objetivo promover a discussão e identificar os avanços sobre a autogestão territorial em áreas protegidas como forma de resistência e caminho para o desenvolvimento sustentável, valorizando a inclusão social e favorecendo a interface entre a ciência, o conhecimento tradicional e as políticas públicas.

A edição de 2021 apresenta como tema central a tema da “Autogestão e desenvolvimento territorial sustentável de áreas protegidas: diálogos, aprendizagens e resiliência”. Nela, parte-se da premissa de que são as ações coletivas dos moradores, usuários e outros grupos de interesse que produzem os efeitos diretos mais significativos e imediatos na conservação das áreas protegidas.

Além disso, busca-se desvelar o lugar e o papel das áreas protegidas como partes integrantes e integradas dos territórios, reconhecendo que as áreas protegidas podem e devem exercer papel chave para o desenvolvimento local sustentável, a partir de processos endógenos e descentralizados, com base na autonomia dos sistemas produtivos locais.