Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Feff é aceita em rede nacional de mestrado profissional em Educação Física
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Feff é aceita em rede nacional de mestrado profissional em Educação Física

  • Publicado: Sexta, 29 de Outubro de 2021, 13h43
  • Última atualização em Sexta, 05 de Novembro de 2021, 15h03
  • Acessos: 2234

Por Sandra Siqueira
Equipe Ascom Ufam

 

 

A Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (Feff) obteve a adesão para ser uma das instituições de ensino superior integrantes do Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (Proef). O resultado foi divulgado na sexta-feira (22).  Curso será o segundo mestrado stricto sensu no Amazonas na área e o primeiro profissional.

Voltado para a área de concentração da Educação Física Escolar, o curso em rede nacional ofertou sua primeira turma em 2018, tem a colaboração de 18 universidades e será ofertado pela primeira vez na região Norte. "Nós, da Feff, estamos muito felizes com esta aprovação. A adesão ao programa abre mais uma frente de formação continuada aos egressos de Educação Física. Certamente, o curso de mestrado profissional irá contribuir para o crescimento profissional dos professores de Educação Física que atuam na educação básica no Amazonas e na região Norte, qualificando ainda mais suas práxis”, declarou o diretor da Feff, professor João Libardoni. 

Responsável pelos cursos de pós-graduação da Ufam, a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação trabalhou com a Feff para que a Ufam pudesse submeter a melhor proposta possível ao edital do Proef. “Para a Universidade Federal do Amazonas, é uma enorme satisfação integrar agora a rede nacional do Mestrado Profissional em Educação Física. É uma oportunidade bastante importante para o público e para a comunidade amazonense e da região Norte que busca por uma formação, a nível de mestrado, no campo profissional”, expôs a pró-reitora, professora Selma Baçal. 

De acordo com o resultado, duas instituições da região Norte foram aprovadas para participar do Proef, a Ufam ficou com o primeiro lugar e a Universidade Federal do Tocantins obteve a segunda posição. Duas instituições do Nordeste também foram selecionadas e mais três na categoria ampla concorrência. “A Feff será um dos polos que compõem o Proef na primeira vez em que o programa chegará à região Norte. Como se trata de um mestrado profissional em rede, as ações serão feitas em colaboração em atividades híbridas se utilizando de ambiente virtual e atividades presenciais (para disciplinas e eventos). A Feff, inicialmente, conta com quatro docentes que serão orientadores no programa”, revelou o professor Victor Oliveira, membro da comissão que elaborou e submeteu a proposta da Feff à seleção. “Nota-se que a estrutura ofertada na Feff/Ufam, a justificativa da proposta para a região norte, assim como o perfil docente e a produção intelectual que estão em acordo com a área de concentração do ProEF, que é a Educação Física Escolar, se destacaram na avaliação”, ressalta o professor.

Sobre o mestrado profissional da Feff

Conforme a página do curso, o “Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (Proef), é um curso presencial, no modelo híbrido com oferta nacional, realizado por uma rede de Instituições de Ensino Superior associadas no contexto do Programa de Mestrado Profissional para Professores da Educação Básica (Proeb), da Capes ( Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior)”.  

O curso possui três linhas de pesquisa: linha 1 - Educação Física na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental; linha 2 - Educação Física nos Anos Finais do Ensino Fundamental; e linha 3 - Educação Física no Ensino Médio.  

De acordo com a Feff, a previsão para o início das aulas para os estudantes selecionados no edital de seleção para a primeira turma do Proef é março de 2022.

“A previsão de lançamento de edital é para novembro. E temos a previsão de ofertar 10 vagas no polo Feff/Ufam. Cabe ressaltar que esse programa de mestrado profissional atende a um público específico que são os professores de Educação Física que atuam na Educação Básica em regência de turmas nos âmbitos municipal, estadual e federal”, informa o professor Victor Oliveira. 






registrado em:
Fim do conteúdo da página