Página inicial > Últimas Notícias > Docente do curso de Nutrição do ISB/Ufam tem artigo publicado em revista Nacional

• Publicado: Sexta, 29 de Outubro de 2021, 13h27
  • Última atualização em Sexta, 29 de Outubro de 2021, 13h27

Por Juscelino Simões, com texto base da professora Mayline Mata (ISB)

Equipe Ascom

Com o título “Avanços e desafios nos 20 anos da Política Nacional de Alimentação e Nutrição”, a docente do curso de Nutrição do Instituto de Saúde e Biotecnologia da Universidade Federal do Amazonas ISB/Ufam, Mayline Menezes da Mata, teve artigo de debate publicado na Revista Cadernos de Saúde Pública, como co-autora, do número temático que celebra os 20 anos da Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN).

Em 2021, foram celebrados os 20 anos da Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN), que significa refletir a evolução da agenda de alimentação e nutrição no País, tanto no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), como nas suas relações com as diferentes áreas de governo e com a sociedade civil.

Este número temático em celebração aos 20 anos da PNAN é uma iniciativa da Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde.  Foram considerados os temas abarcados pela PNAN, a interface das autoras e dos autores com áreas de conhecimento ligadas à política e a diversidade regional para a construção do temático.

A edição conta com 18 artigos, publicados nos Cadernos de Saúde Pública (CSP), revista referência nacional em publicações voltadas ao campo da Saúde Coletiva e das Políticas Públicas.

“Participar da construção coletiva desse número temático, especificamente com os artigos de debate e da réplica intitulado ‘Avanços e desafios nos 20 anos da Política Nacional de Alimentação e Nutrição’ me permitiu vivenciar uma imersão na PNAN e trabalhar com professores experts na temática em questão. Assim, espero que este artigo e os demais, contribuam para a reflexão e discussão sobre as políticas e ações, assim como, a produção de novos conhecimentos”, destacou a docente do ISB/Ufam, Mayline Menezes da Mata.