Página inicial > Últimas Notícias > Inicia sexta edição do Encontro de Políticas Públicas para a Pan-Amazônia e Caribe

• Publicado: Quinta, 28 de Outubro de 2021, 08h46
  • Última atualização em Quinta, 28 de Outubro de 2021, 08h55

Mobilidade humana durante a pandemia, ressifignificações identitárias em tempos pandêmicos e os impactos da conjuntura pandêmica na proteção social, economia e cultura das populações tradicionais indígenas, não-indígenas e quilombolas na Pan-Amazônia e Caribe  estão entre os assuntos debatidos durante o encontro

Por Márcia Grana

Equipe Ascom Ufam

Sob a coordenação geral da professora doutora Heloísa Helena Correa da Silva, docente do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e líder do Grupo de Pesquisa Questão Social e Serviço Social no Estado do Amazonas (GPQSSS), teve início, na manhã da última quarta-feira, 27, o VI Encontro de Políticas Públicas para a Pan-Amazônia e Caribe – EPPPAC

Nesta edição, o evento discute o tema “Pandemia na Pan-Amazônia e Caribe: entre narrativas, legislações e práticas interventivas”. A idealizadora e coordenadora-geral do evento afirmou que o tema escolhido para o 6º EPPPAC é instigante enquanto interesse objetal para a problematização de estudos e pesquisas de diversos intelectuais. “A narrativa da pandemia do novo Coronavírus foi percebida pelos cientistas sociais como um ‘fato social total’, conceito sobre o qual buscou-se erguer o 6º Epppac, tomando como referência o antropólogo Marcel Mauss (2003) que considera o ‘fato social’ enquanto uma atividade que tem implicações em toda a sociedade, nas esferas econômicas, jurídicas, políticas e religiosas e que põem em jogo a totalidade das dimensões sociais”, discursou a intelectual.

Ela ressaltou ainda que a crise sanitária e os impactos econômicos e sociais da pandemia demonstram dados preocupantes das condições de vida e saúde, que foram negligenciados nas agendas públicas dos países desta imensa região continental. “A Pan-Amazônia que se quer discutir e refletir no 6º Epppac é abstraída a partir da construção teórica de espaço em Milton Santos ( 2006), que o percebeu como um fato social total produto da ação humana, uma natureza socializada que, por sua vez, interfere no processo social não apenas pela carga da historicidade passada, mas também pela carga inerente de historicidade possível de ser construída visto ser a instância de determinação no movimento real, de transformação”, completou ela.

Mesa de honra virtual

A solenidade de abertura do VI EPPPAC contou com a presença do reitor da Ufam, professor Sylvio Puga; da diretora em exercício do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS), professora Keith Barbosa e do coordenador do Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia (PPGSCA), professor Nelson Matos Noronha.

A programação matutina encerrou com a apresentação de performances de alunos oriundos da disciplina “Pedagogia para Criação em Dança na Escola”, do curso de Dança da Escola Superior de Artes e Turismo da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), sob orientação da professora Amanda Pinto.

Conferência

Durante a tarde, a Conferência “Conjuntura pandêmica e seus impactos na proteção social, economia e cultura das populações tradicionais indígenas, não-indígenas e quilombolas da Pan Amazônia e Caribe”contou com a participação do professor doutor Marcos Chinchilla Montes, da Universidade da Costa Rica e da pesquisadora da Universidade do Arizona, Susan B. Lobo.

Às 19 horas, a programação contou com a apresentação de artigos de pesquisadores sobre o impacto da pandemia de coronavírus na vida dos povos indígenas, quilombolas e pessoas em situação de rua.

Programação

Nesta quinta-feira, 28, a programação segue com o lançamento de livros e revistas.

Após a sessão de lançamento de obras, haverá as conferências Educação e pandemia na Pan-Amazônia e Caribe e Mobilidade Humana em tempos de pandemia.

Na sexta, dia 29 de outubro, o evento contará com homenagens póstumas a professores que faleceram por Covid-19, entre eles o professor Paulo Pinto Monte, que era docente do curso de Filosofia da Ufam. Após a sessão de homenagens, serão iniciadas as conferências sobre religiões e religiosiodades na Pan-Amazônia e Caribe.

A transmissão on-line pode ser acompanhada pelo Google Meet. Acesse a Programação completa através do link Programação Geral do 6o EPPPAC

( https://meet.google.com/evf-caap-xtr).

Mais informações sobre o 6o EPPPAC em www.epppac.com.br