Página inicial > Últimas Notícias > Pesquisas da Faartes recebem nota máxima em avaliação de Comitê do Pibic

Pesquisas da Faartes recebem nota máxima em avaliação de Comitê do Pibic

• Publicado: Quinta, 28 de Outubro de 2021, 08h33
  • Última atualização em Quinta, 28 de Outubro de 2021, 08h33

Cinco pesquisas da Faculdade de Artes (Faartes) receberam nota máxima em avaliação do Comitê de Letras, Linguística e Artes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Com isso, a Faartes tem cinco das 10 pesquisas mais bem avaliadas nessa área do conhecimento, no período 2020/2021.

Os resultados das pesquisas (3 de Música e 2 de Artes Visuais) serão apresentados durante a trigésima edição do Congresso de Iniciação Científica (Conic) da Ufam, que acontece de 09 a 11 de novembro, em formato remoto.

“Recebemos com muita alegria e satisfação essa notícia sensacional, que revela o desenvolvimento da Faculdade de Artes na área da pesquisa. São grandes os esforços empenhados nessa seara, que frutificaram em publicações de artigos nos mais qualificados periódicos da área, com publicação em estratos superiores com Qualis A1. Oxalá que avancemos cada dia mais no ensino, pesquisa, produção artística, inovação e extensão, sempre ocupados do sensível e do respeito”, afirma o diretor da Faartes, professor João Gustavo Kienen.

“Queremos cada vez mais a Faculdade de Artes inserida na pesquisa. A produção científica, em todos os níveis, é importante e fundamental para a construção do conhecimento sobre as diversas sociedades e realidades. Parabéns a todos os professores e discentes que participaram do Pibic e que fazem ciência, a partir da perspectiva das artes, numa complexidade de saberes”, acrescenta a coordenadora acadêmica da Faculdade, professora Lucyanne de Melo Afonso.

Confira a lista das pesquisas que participarão do Conic:

PIB-LLA/0007/2020
Projeto: Núcleo de Estudos da Canção de Câmara Brasileira na Amazônia
Orientador: Sergio Anderson de Moura Miranda
Aluno: Brendo Cavalcante de Almeida Palmeira

PIB-LLA/0009/2020
Projeto: O cotidiano musical nas rádios de Manaus - 1970 a 1985
Orientadora: Lucyanne de Melo Afonso
Aluna: Isabela de Lima Pereira

PIB-LLA/0011/2020
Projeto: Vinil “Nossa Música”: um marco da produção fonográfica em Manaus
Orientadora: Lucyanne de Melo Afonso
Aluno: Renan Mota da Silva

PIB-LLA/0044/2020
Curso: Artes Visuais EaD
Projeto: Arte Pública: esculturas do individual ao coletivo na cidade de Itacoatiara-AM
Orientadora: Núbia Najar Dias
Aluno: André Niedersberg De Avila

PIB-LLA/0092/2020
Curso: Artes Visuais
Projeto: História do Ensino Superior de Artes Visuais na Amazônia: Um Estudo das Práticas de Formação Docente em Artes Visuais
Orientador: Valter Frank de Mesquita Lopes
Aluna: Nayra Salomão Barbosa

Congresso

O Conic é uma realização da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), sendo um evento anual que congrega a comunidade acadêmica da Ufam, em Manaus, e nos demais campi dos municípios de Benjamin Constant, Coari, Humaitá, Itacoatiara e Parintins.