Página inicial > Últimas Notícias > Projeto de extensão promove a live “Populações Vulneráveis, Cárcere e Saúde", nesta sexta-feira, 22

• Publicado: Quinta, 21 de Outubro de 2021, 14h07
  • Última atualização em Quinta, 21 de Outubro de 2021, 14h11

O Projeto de Extensão na modalidade PACE coordenado pela professora Cecília Maria Alves Freitas do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Amazonas (DSC/FM/Ufam), denominado: "Coronavírus em populações confinadas: orientações sobre prevenção e direito ao tratamento para a população carcerária de Manaus”, promove nesta sexta-feira, 22, às 19h, a live "Populações Vulneráveis, Cárcere e Saúde".

A live será transmitida pelo Youtube.

O objetivo é oportunizar espaço para discussão da problemática do encarceramento no Brasil, especialmente na cidade de Manaus com destaque para a saúde da população confinada. De acordo com Freitas, o Brasil ocupa o terceiro lugar em população Carcerária no ranking mundial ficando atrás somente dos EUA e da Rússia. É uma triste estatística que expressa, sem dúvida, a desigualdade social que marca este país e a condição vulnerável vivida por considerável parcela da população e que produz e reproduz diversas mazelas sociais, comentou a professora.

A Universidade, como Instituição formadora, deve constituir-se como um dos fóruns de discussão dessas questões, especialmente a Faculdade de Medicina, responsável pela formação do futuro profissional médico que atuará também junto às populações vulneráveis, pontuou a coordenadora.

Na programação está previsto as participações de Rosilda Ribeiro Rodrigues Salomão, coordenadora nacional para Questão da Mulher Encarcerada e Priscila Serra, representante da Frente Estadual pelo Desencarceramento no Amazonas. A discussão terá como mediadora a professora Cecília Freitas.

Participam do projeto, discentes do Curso de Medicina de diferentes períodos que, além disso, realizarão como atividade final do Projeto, uma ação social em uma Unidade Prisional de Manaus.