Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Professor da Faculdade de Artes faz direção vocal de ópera inédita nas Américas
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Professor da Faculdade de Artes faz direção vocal de ópera inédita nas Américas

  • Publicado: Segunda, 18 de Outubro de 2021, 12h08
  • Última atualização em Segunda, 18 de Outubro de 2021, 12h08
  • Acessos: 624

 

A ópera barroca italiana “Tolomeo e Alessandro”, com música de Domenico Scarlatti e libreto de Giuseppe Capece, ganha a sua primeira montagem nos palcos brasileiros, neste sábado, dia 23 de outubro, em Belo Horizonte (MG). O professor Sérgio Anders, do curso de Música da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), assina a direção vocal do espetáculo, que tem direção musical e artística de Robson Bessa e direção cênica de Francisco Mayrink.

Integram o elenco, ao lado da Orquestra Barroca Musica Figurata, importantes solistas, como as sopranos Luane Voigan, Daiana Melo e Camila Correa, além da mezzo-soprano Carol Rennó e do contratenor Sávio Faschet.

“É a primeira vez que essa ópera é montada nas Américas, e não existe registro dela em vídeo. Nós vamos produzir o primeiro registro audiovisual de trechos dessa ópera no mundo, que depois será disponibilizado nas redes sociais”, explica o professor Sérgio Anders, que também está no elenco. No espetáculo, o contratenor interpreta o personagem Araspe, rei de Chipre e vilão da trama, papel escrito originalmente para um castrato.

Sérgio Anders integra o quadro docente da Faculdade de Artes (Faartes) da Ufam desde 2019. É doutor em Música (2018) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e membro honorífico da Sociedade Estadunidense de Músicos Pi Kappa Lambda National Music Honor Society. Atua como preparador vocal do Coro de Câmara da Orquestra Sinfônica da Ufam (Osufam) e desenvolve pesquisas nas linhas de Práticas Interpretativas, Performance e Composição; e Educação Vocal para Professores.

Sobre a ópera

Composta em 1711, a ópera “Tolomeo e Alessandro” apresenta de maneira magistral, por meio da música e da poesia, questões humanas universais, como o amor, o ciúme, a inveja, a ambição e a fraternidade. Apesar de ter sido criada no ambiente árcade do barroco italiano, a obra é atemporal, sobretudo com a música de Domenico Scarlatti.

“Tolomeo e Alessandro” integra a Temporada de Ópera On-line 2021, do Grande Teatro Cemig Palácio das Artes, e é correalizada pelo Governo de Minas Gerais / Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, OPEMG Cia de Ópera Barroca, Música Figurata, pela Fundação Clóvis Salgado, e correalizado pela Appa – Artes e Cultura, com apoio cultural da Canção das Iluminurias. A temporada tem como apresentadora do Programa a Unimed-BH / Instituto Unimed-BH, e como patrocinadores a Cemig e a AngloGold Ashanti, por meio das Leis Federal e Estadual de Incentivo à Cultura e além do Consulado da Itália em Belo Horizonte.

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página