Página inicial > Últimas Notícias > Professor da Faculdade de Artes faz direção vocal de ópera inédita nas Américas

Professor da Faculdade de Artes faz direção vocal de ópera inédita nas Américas

• Publicado: Segunda, 18 de Outubro de 2021, 12h08
  • Última atualização em Segunda, 18 de Outubro de 2021, 12h08

A ópera barroca italiana “Tolomeo e Alessandro”, com música de Domenico Scarlatti e libreto de Giuseppe Capece, ganha a sua primeira montagem nos palcos brasileiros, neste sábado, dia 23 de outubro, em Belo Horizonte (MG). O professor Sérgio Anders, do curso de Música da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), assina a direção vocal do espetáculo, que tem direção musical e artística de Robson Bessa e direção cênica de Francisco Mayrink.

Integram o elenco, ao lado da Orquestra Barroca Musica Figurata, importantes solistas, como as sopranos Luane Voigan, Daiana Melo e Camila Correa, além da mezzo-soprano Carol Rennó e do contratenor Sávio Faschet.

“É a primeira vez que essa ópera é montada nas Américas, e não existe registro dela em vídeo. Nós vamos produzir o primeiro registro audiovisual de trechos dessa ópera no mundo, que depois será disponibilizado nas redes sociais”, explica o professor Sérgio Anders, que também está no elenco. No espetáculo, o contratenor interpreta o personagem Araspe, rei de Chipre e vilão da trama, papel escrito originalmente para um castrato.

Sérgio Anders integra o quadro docente da Faculdade de Artes (Faartes) da Ufam desde 2019. É doutor em Música (2018) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e membro honorífico da Sociedade Estadunidense de Músicos Pi Kappa Lambda National Music Honor Society. Atua como preparador vocal do Coro de Câmara da Orquestra Sinfônica da Ufam (Osufam) e desenvolve pesquisas nas linhas de Práticas Interpretativas, Performance e Composição; e Educação Vocal para Professores.

Sobre a ópera

Composta em 1711, a ópera “Tolomeo e Alessandro” apresenta de maneira magistral, por meio da música e da poesia, questões humanas universais, como o amor, o ciúme, a inveja, a ambição e a fraternidade. Apesar de ter sido criada no ambiente árcade do barroco italiano, a obra é atemporal, sobretudo com a música de Domenico Scarlatti.

“Tolomeo e Alessandro” integra a Temporada de Ópera On-line 2021, do Grande Teatro Cemig Palácio das Artes, e é correalizada pelo Governo de Minas Gerais / Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, OPEMG Cia de Ópera Barroca, Música Figurata, pela Fundação Clóvis Salgado, e correalizado pela Appa – Artes e Cultura, com apoio cultural da Canção das Iluminurias. A temporada tem como apresentadora do Programa a Unimed-BH / Instituto Unimed-BH, e como patrocinadores a Cemig e a AngloGold Ashanti, por meio das Leis Federal e Estadual de Incentivo à Cultura e além do Consulado da Itália em Belo Horizonte.