Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Comunidade da Ufam terá acesso ao acervo da Biblioteca Digital Saraiva
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Comunidade da Ufam terá acesso ao acervo da Biblioteca Digital Saraiva

  • Publicado: Segunda, 18 de Outubro de 2021, 09h25
  • Última atualização em Segunda, 18 de Outubro de 2021, 09h25
  • Acessos: 1802
Por Sandra Siqueira
Equipe Ascom Ufam
 
 
 
A Ufam, por meio do Sistema de Bibliotecas (Sistebib), adquiriu o serviço oferecido pela Saraiva Educação que permite o acesso a aproximadamente 2800 obras disponíveis no acervo da Biblioteca Digital Saraiva (BDS). O serviço estará disponível assim que o Centro de Tecnologia da Informação  e Comunicação (CTIC) possibilitar o acesso por meio do e-Campus. Outros acervos digitais serão adquiridos em breve. 
 
A iniciativa para a contratação do serviço partiu da equipe do Sistebib em trabalho conjunto com a Faculdade de Estudos Sociais (FES), cujos cursos serão os principais atendidos pela BSD. A contratação é válida por 12 meses com possibilidade de renovação. "O Sistema de Bibliotecas da Ufam busca, com esse serviço, contribuir para a continuidade das atividades acadêmicas por meio do acesso a um serviço de biblioteca digital que ficará disponível 24 horas por dia, sete dias por semana. A plataforma BDS está em processo de implantação e em breve estará disponível à comunidade acadêmica da Ufam por meio do Portal e-Campus", professora Rosenira Izabel de Oliveira, diretora do Sistebib. 
 
Os quase 3 mil títulos abrangem a área de ciências sociais aplicadas publicados pelas Editoras Saraiva e Érica com destaque para as áreas de direito, administração, economia, contabilidade, negócios e área técnica. É possível acessar o acervo por meio de computador, tablet e celular. "Recebemos solicitação da FES, mais especificamente, de um professor do curso de Ciências Contábeis, sobre a necessidade de atualizarmos o acervo de livros impressos destinados aos cursos da FES e disponíveis na Biblioteca Setorial do Setor Norte (BSSN). Então, em outubro de 2020 iniciamos a análise e o processo da Biblioteca Digital Saraiva. O que pesou nesta seleção também foi o valor mais em conta, visto que é uma base especializada em uma área específica do conhecimento", revela a diretora da Divisão de Seleção e Aquisição da Biblioteca Central, Raquel Santos Maciel. 
 
Segundo a diretora do Sistebib, a plataforma da BDS apresenta navegação interativa e de fácil utilização com sistema de busca por categoria e ano de publicação. A BDS também conta com o serviço de leitura offline e a atualização das coleções trimestralmente com a inclusão de novas edições e novos títulos disponíveis.
 
Acervos digitais para todas as áreas
 
A Ufam prepara a contratação de acervos digitais para os próximos meses; um deles voltado para todas as áreas do conhecimento e outro, para a área da saúde. "Estamos com o processo de solicitação de contratação da Biblioteca Virtual Pearson (BV Pearson) que é uma biblioteca digital bem-conceituada no meio acadêmico, pois é uma das mais antigas e é multidisciplinar, ou seja, dispõe de livros digitais em mais de 40 áreas do conhecimento. O processo está no Demat [Departamento de Materiais]", revela Raquel. "Também estamos selecionando uma biblioteca digital mais específica para a área de saúde (medicina baseada em evidências) e vamos iniciar o processo", conta.
 
A disponibilização de acervos digitais por parte do Sistebib é um desejo que está sendo realizado aos poucos. O objetivo, além de acompanhar a evolução das tecnologias da informação e comunicação, é facilitar o acesso à coleção digital já que ficam disponíveis em qualquer dia e hora. "O acervo digital serve para complementar o acervo físico. Ele permite o acesso 24h por dia e 7 dias por semana, o que amplia as oportunidades de busca e recuperação da informação, mesmo com as bibliotecas físicas fechadas", informa Raquel. "A pandemia e a consequente suspensão das atividades presenciais, trouxe a percepção de que é imprescindível termos acervo virtual, visto que as atividades acadêmicas ficaram muito prejudicadas com o fechamento das bibliotecas", expôs. 
 
Em matéria de títulos digitais, a Ufam já disponibiliza para a comunidade acadêmica o Repositório Institucional, com teses, dissertações e trabalhos de conclusão de cursos, mas existe também o Portal de Periódicos da Capes que é multidisciplinar. "Desde o ano passado está disponível o Sistema TargetGedWeb que é especializado em normas técnicas brasileiras e normas técnicas do Mercosul. Por meio de assinatura anual e é bem utilizado por nossa comunidade acadêmica", ressalta a diretora. "No passado, tínhamos a ClinicalKey e a E-volution, que são bases mais voltadas à área de saúde. Também tínhamos a vLex para a área do Direito. Não eram utilizadas com a frequência que gostaríamos. Mas entendemos que a comunidade acadêmica da Ufam ainda não tem essa cultura tão sedimentada de utilizar recursos informacionais digitais. No entanto, entendemos que é uma tendência e nós, enquanto biblioteca, precisamos estar atentos às novas tecnologias", finaliza Raquel Maciel.
 
 
 
 
 
 
 
 
registrado em:
Fim do conteúdo da página