Página inicial > Últimas Notícias > Reitor da Ufam abre ‘Semana de Jornalismo’ com discussão sobre combate à fake news

• Publicado: Quinta, 14 de Outubro de 2021, 11h17
  • Última atualização em Quinta, 14 de Outubro de 2021, 13h20

Por Juscelino Simões (Ascom/Ufam), Priscilla Peixoto e Marcela Leiros (revista Cenarium)

Foto: Ana Pastana (revista Cenarium)

O reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), professor Sylvio Puga, presidiu nesta quarta-feira, 13, a mesa de abertura da ‘Semana de Jornalismo da Ufam’, intitulada “Estudantes de Jornalismo em pandemia: configurações e Bugs”. O evento é promovido por discentes do curso de Jornalismo da Faculdade de Informação e Comunicação da Ufam (FIC/Ufam) em formato virtual e ocorre até a sexta-feira, dia 15, com o apoio da revista Cenarium.

Em sua fala, o reitor que agradeceu a coordenação da revista Cenarium por disponibilizar o espaço e estrutura para transmissão da ‘Semana de Jornalismo’ e deu destaque para a importância de debater os riscos das fake news. “Eventos de debates jornalísticos como este contribuem grandemente na formação acadêmica de futuros profissionais da comunicação e ajudam diretamente no combate às fake News”, disse o reitor. E, complementou, destacando a parceria da Revista com a Ufam. “A Cenarium é mensageira que leva nossas pesquisas científicas para o mundo”, finalizou Puga.

A diretora de conteúdo do jornal A Crítica, Aruana Brianezi, também é uma das convidadas do evento. A jornalista  agradeceu o convite e aproveitou a oportunidade para aconselhar os futuros profissionais da comunicação.“Temos que viver a universidade plenamente, pra mim é uma satisfação muito grande estar num evento que promove o que A Crítica acredita e tem investido nos últimos anos, que é o jornalismo profissional. Quando falamos do tripé da democracia e do jornalismo, é sempre bom lembrar que é preciso que o profissional possa nos ajudar a combater às fakes news. É uma profissão muito incompreendida e é preciso que as pessoas entendam o que é o jornalismo”, destacou Aruana.

Boas-vindas

As boas-vindas do evento ficaram por conta do diretor da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) da Ufam, Allan Rodrigues, que destacou a importância dos temas que serão debatidos durante a programação do evento. “É uma satisfação ver o curso de Jornalismo produzindo esse evento, que o jornalismo se apresenta como algo extremamente necessário para a sociedade nesse momento, em um momento que a desinformação nos leva muitas vezes a tomar decisões equivocadas. O jornalismo que vai checar fatos, que vai promover debates. Temos certeza que estamos vendo jornalistas que vão estar no mercado de trabalhando promovendo justiça social”, destacou o diretor.

Já o professor e coordenador do curso de Jornalismo da Ufam, Rafael Hoff, afirmou que é um prazer participar do evento. “É um prazer participar de um evento tão bom e por ele nascer da iniciativa dos próprios estudantes, que se tornam protagonistas no processo de ensino e aprendizagem, nos rumos que o jornalismo vai tomar a partir dessas discussões. A expectativa  é grande, acho que grandes ideias vão ser compartilhadas aqui”, ressaltou Hoff.

Debate histórico

O professor aposentado do curso de Jornalismo da Ufam, Antônio José Vale da Costa (Tom Zé), que coordena a Associação dos Docentes da Universidade do Amazonas (ADUA), reforçou o caráter democrático do evento, dando destaque à necessidade de discutir sobre as fake news. “Hoje a sociedade vive com bastante intensidade as fakes news. A gente vê que é importante essa discussão aparecer e são os alunos do curso que estão motivados a isso. Eu vi nascer o Centro Acadêmico de Comunicação (Cucos) nos anos 1960, 1970, que já trazia, naquela época, a discussão sobre o jornalismo. Estou vendo que aquela ideia do antigo Cucos continua no Centro Acadêmico de Jornalismo (Cajor). A Semana de Jornalismo era sagrada, que era um momento que a gente tinha reflexões sobre o que estava acontecendo”, disse Tom Zé.

Honras da casa

Fazendo as honras da casa, a diretora da Cenarium, Paula Litaiff, agradeceu a confiança depositada para transmitir online o evento, que vai até sexta-feira, 15, e destacou a importância da iniciativa dos alunos da organização da Semana de Jornalismo da Ufam. “É uma grande responsabilidade ser referência para estudantes, que são tão focados em resultados, em aprender. A Revista Cenarium se sente honrada em sediar um evento como esse, se sente honrada também em receber profissionais com grande respeito, essa é uma forma da Revista mostrar que apoia o jornalismo profissional”, disse Litaiff.