Página inicial > Últimas Notícias > Curso de Jornalismo realiza abertura da ‘Semana de Jornalismo’, nesta quarta-feira, 13

• Publicado: Quarta, 13 de Outubro de 2021, 12h04
  • Última atualização em Quarta, 13 de Outubro de 2021, 12h24

Por Juscelino Simões (com texto base de Priscilla Peixoto da Revista Cenarium)

Equipe Ascom

Os estudantes do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Amazonas realizam nesta quarta-feira, 13, às 19h, em formato digital, por meio do canal da TV Cenarium, no YouTube e também na plataforma de streaming de vídeo ao vivo Twitch, a abertura da ‘Semana de Jornalismo’, com o tema “Estudantes de Jornalismo em pandemia: configurações e bugs”. O evento se estende até a sexta-feira, dia 15.

A programação conta com a colaboração de mais de sete instituições e mais de trinta profissionais da área. O reitor da Ufam, Sylvio Puga, participa da solenidade de abertura, juntamente com o diretor da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC), Allan Rodrigues, do coordenador do curso de Jornalismo da Ufam, Rafael Roff , da diretora de redação do jornal A Crítica, Aruana Brianezi, o representante da Associação de Docentes da Ufam (ADUA), Antônio José Vale da Costa, e a diretora da CENARIUM, jornalista Paula Litaiff.

Na agenda estão inclusas atividades como palestras, rodas de conversas, palestras e workshops com temáticas atuais voltadas ao olhar jornalístico em múltiplas áreas. Além disso, terão apresentações de trabalhos divididos em artigos e produtos, com direito à premiação e publicação em um e-book temático.

Profissionais de reconhecimento nacional e regional também participam do evento. Nomes como os das jornalistas Nathalia Tavolieri (Rede Globo), Giovanna Pinheiro (Olimpíada Todo Dia), Joana Suarez, Silvia Rogar (Vogue), Daniela Assayag, Camila Leonel (A Crítica) e Paula Litaiff (Agência Cenarium) integram a extensa lista de convidados que irão compartilhar as vivências e conhecimentos do universo da comunicação.

Dia 13/10 – 19h

Roda de Conversa – ‘A crise de oxigênio em Manaus’

Por: Nathalia Tavolieri (Profissão Repórter - Rede Globo, Lucas Vasconcelos (A CRÍTICA) e Waldick Júnior (Ufam).

Dia 14/10 – 8h

Rodas de conversa

8h às 9h: Roda de Conversa – ‘A invisibilização das lutas indígenas em grandes mídias

Por: Vanda Ortega, Samela Awiá e Maria Eduarda (Ufam).

9h às 10h: Roda de Conversa – ‘Estudar e trabalhar: dicas para os primeiros passos’

Por: Aruana Brianezi (A Crítica), Daniela Assayag e Bárbara Mitoso (FBN).

10h: Roda de Conversa – ‘Produção Audiovisual Amazonense’

Por: Bernardo Abinader, (Filmes Fita Crepe) e Gabriel Bravo

11h: Roda de Conversa – ‘Os dilemas da gestão e empreendedorismo’

Por: Paula Litaiff (Revista Cenarium) e Elias Marinho

Workshops

14h – ‘Dicas de sucesso para carreira acadêmica – Renan Albuquerque e Gustavo Soranz

14 – Fotografia em casa – Caroline Lins

14h – Joana Suarez – Jornalismo Freelancer

14h – Dilemas do factual e do contexto no online – Luís Henrique Oliveira

14h – Números que contam histórias: introdução ao jornalismo de dados – Gabriel Veras (Abaré Escola)

16h – Comunicação Antirracista – Juara Castro

16h – Jornalismo de Moda – Silvia Rogar

16h – A resistência do impresso na era digital – Márcia Guimarães

16h – O avanço da TV Web – Gabriel Abreu

19h: Roda de Conversa – ‘De Tókyo Ao Barezão’, com Giovanna Pinheiro, Camila Leonel (A Crítica), Giovanna Airon.

Dia 15/10

8h -10h: Roda de Conversa – ‘Representatividade LGBTQIA+ no Jornalismo’, com Átila Simonsen, Klaus Dutra, Bruno Mazieri, Malu Dácio e Thamires Clair

10h-12h: Exposição de Trabalhos

18h: Roda de Conversa – ‘Jornalistas, Movimentos Sociais e engajamento feminino na política’, com Bruna Brelaz, Rayane Garcia