Página inicial > Últimas Notícias > Durante solenidade de conclusão de estágio, egressos da Ufam são contratados pela Honda

• Publicado: Quinta, 01 de Agosto de 2019, 07h59
  • Última atualização em Quinta, 01 de Agosto de 2019, 07h59

Os recém-contratados eram dos cursos de Engenharia Mecânica, Química e Psicologia e atuavam no Programa de estágio da empresa japonesa desde julho de 2017

Turma 95 do Programa de Estágio da HondaPor Márcia Grana

Equipe Ascom Ufam

Todos os sete egressos da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) que participavam da Turma de Trainee 95 da Moto Honda foram contratados na última sexta-feira, 26. O anúncio foi feito pela diretoria da empresa japonesa durante a solenidade de formatura da turma de estágio. Os contratados eram dos cursos de Engenharia Mecânica, Química e Psicologia da Ufam.

As contratações integram o plano de investimentos da unidade produtiva da Honda no Brasil. Presente na solenidade que anunciou a contratação dos alunos, o pró-reitor de Inovação tecnológica, professor Waltair Machado, destacou o permanente compromisso da Honda com a Inovação Tecnológica e com a formação de excelência ofertada pela Universidade Federal do Amazonas.

Esforço recompensado

Com bastante experiência em nas áreas de Inovação e Avaliação Tecnológica, o diretor da Faculdade de Tecnologia (FT), professor João Caldas do Lago Neto, ressalta que a admissão dos alunos engrandece o esforço dos docentes da Ufam. “O programa de trainee da Honda é dividido em três fases. Na primeira fase, os graduandos conhecem a estrutura física da empresa, dominam a planta industrial da Honda; na segunda fase, de acordo com a formação acadêmica em curso,  os participantes são direcionados para um departamento e recebem um mentor; na terceira fase, os participantes devem propor melhorias para a fábrica, ou seja, a contratação de todos os nossos alunos ao final do estágio demonstra que o esforço dos docentes foi recompensado, que os desafios que passamos aqui na Universidade para nossos alunos está em sintonia com que eles vão encontrar no mercado de trabalho”, afirmou o professor.

O diretor destacou ainda que apesar de a maior parte de egressos admitidos serem da área de Exatas e Tecnologia, o Programa de Estágio é aberto a demais áreas do conhecimento. “Graduandos de outras áreas podem se candidatar, pois o programa é para todas as áreas”, ressaltou o diretor.

Aprendizados e expectativas

Um dos  contratados, o engenheiro mecânico Racy Junior de Souza Dias, comenta seus aprendizados ao longo do programa de estágio e suas expectativas em relação a essa nova fase na empresa japonesa. “O Programa de estágio da Honda me proporcionou bastante desenvolvimento pessoal. Durante a experiência, foram aprimoradas qualidades com viés empregatício, como a análise mais criteriosa do vínculo da formação acadêmica com as atividades exercidas, a adaptação à cultura organizacional, que difere do meio acadêmico, o trabalho em equipe, o estabelecimento de metas e objetivos, a proatividade com foco em resultados e a melhor forma de absorver feedbacks positivos e negativos. A oportunidade apresentada pela Moto Honda da Amazônia também me trouxe a chance de aplicar conhecimentos recebidos no ambiente acadêmico como a implementação de temas de melhorias e execução de atividades referentes ao desenvolvimento de novos modelos, preparando minha formação profissional para atender ao mercado de trabalho e, dessa forma, representar de forma coerente a Universidade Federal do Amazonas”, concluiu o egresso da Ufam, que foi contratado para o Departamento de Engenharia do Produto da Honda.