Página inicial > Últimas Notícias > Ufam realiza abertura do XIII Jogos Universitários nesta quinta-feira

Ufam realiza abertura do XIII Jogos Universitários nesta quinta-feira

• Publicado: Quarta, 31 de Julho de 2019, 13h48
  • Última atualização em Sexta, 02 de Agosto de 2019, 15h50

Por Juscelino Simões

Equipe Ufam

A Universidade Federal do Amazonas realiza nesta quinta-feira, dia 1º de agosto de 2019, às 19h, na quadra coberta da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF), no setor Sul do Campus, a abertura do ‘XIII Jogos Universitários da Universidade Federal do Amazonas – Juufam - 2019’. A competição ocorre a partir do dia 2 e se estende até o dia 9 de agosto.

O reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Sylvio Puga, e o vice-reitor, Jacob Cohen, convidam os estudantes para a abertura solene do ‘XIII Juufam 2019’, que ocorre nesta quinta-feira, dia 1º, no setor Sul do Campus, às 19h. A solenidade contará com o desfile das equipes das unidades da capital e do interior, apresentações culturais e o acendimento da pira olímpica pelo atleta Lucas Teixeira, do curso de Educação Física, medalhista nos Jogos Universitários Brasileiro de 2019 na modalidade de Jiu Jitsu.

Além do reitor e do vice-reitor, outras autoridades acadêmicas e esportivas também participam da cerimônia. Farão parte da mesa de abertura a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Vanusa Firmo, a diretora do Departamento de Assistência Estudantil (Daest), Mônica Cristina Barbosa Pereira, do diretor da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF), João Libardoni dos Santos, do secretário municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), João Carlos dos Santos Melo e da presidente da Federação Amazonense de Desporto Universitário (FAUD), Lilian Valente.

Neste ano, mais de quatro mil atletas participam dos jogos em diversas modalidades como: basquete, futsal, queimada, futebol 7 society, handebol, entre outras modalidades. Os institutos do interior participam com mais de 360 atletas que estão vindo com ajuda de custo patrocinado pela Ufam. Neste ano a coordenação dos Jogos vai oferecer aos atletas um espaço de convivência que tem por objetivo promover a socialização entre os estudantes do interior e da capital.

“É com satisfação que estamos realizando o XIII Jogos da Ufam, apesar das dificuldades, com a participação de mais de quatro mil estudantes. Toda uma estrutura está pronta para receber as equipes até o dia nove de agosto e esperamos que seja um grande sucesso. A solenidade de abertura terá uma vasta programação com apresentação artística (companhia de dança do La Salle e o grupo de Parintins), desfile das equipes representando as unidades, o acendimento da pira olímpica pelo o atleta de Jiu Jitsu, Lucas Teixeira, entre outras atrações”, destacou a coordenadora dos Jogos, Klélia dos Santos.