Página inicial > Últimas Notícias > Seminário comemora Dia do Arquivista, dias 19 e 20 de outubro

Seminário comemora Dia do Arquivista, dias 19 e 20 de outubro

• Publicado: Quinta, 30 de Setembro de 2021, 10h14
  • Última atualização em Quinta, 30 de Setembro de 2021, 10h14

Em comemoração ao dia do Arquivista, em 20 de outubro, o Imago (Grupo de Pesquisa em Documentos Audiovisuais e Iconográficos), da Faculdade de Informação e Comunicação, e o Centro Acadêmico de Arquivologia da Ufam promovem o II Seminário de Vivências Arquivísticas: Experiências Profissionais na Região Norte e Nordeste, dias 19 e 20 de outubro. O evento é online e gratuito. Inscrições abertas.

O evento conta com a participação de profissionais arquivistas das regiões norte, nordeste e sudeste, além de egressas do curso de Arquivologia da Ufam atuantes na região norte. Na primeira noite, às 19h, a conversa de abertura “Relatos de Experiências” ficará por conta das ex-alunas da Ufam: Hemmilys Maia, com atuação na gestão de documentos do Tribunal de Justiça do Estado de Roraima (TJRR); Priscila Holm, que trabalha como técnica em arquivo na Universidade Federal do Amazonas e Ely Damasceno, técnica em arquivo pela Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). Já no dia 20, também às 19h, o evento se encerra com um bate-papo entre profissionais arquivistas das regiões nordeste e sudeste sobre a formação e o mercado de trabalho na área.

“A proposta do seminário é a troca de experiências profissionais, a promoção da visibilidade do profissional arquivista nas regiões norte/nordeste, onde poderemos estimular os estudantes nortistas e nordestinos, a partir desse processo de diálogo, uma aproximação e troca de conhecimentos, visando estreitar a relação teoria e prática profissionais em arquivologia. Essa é a segunda edição do evento, pois a ideia é que o seminário seja anual e os estudantes ampliem suas possibilidades de atuação profissional em um ambiente pós-pandêmico”, considera o professor doutor Luiz Santana, líder do Imago, um dos organizadores do evento.

Em razão da pandemia, o Seminário será realizado e transmitido online, por meio do canal da Faculdade de Informação e Comunicação no Youtube. Interessados em obter o certificado de participação devem realizar a inscrição no evento.