Página inicial > Últimas Notícias > IEAA promove simpósio em Ciências Ambientais que acontece de 10 a 12 de novembro

• Publicado: Quarta, 29 de Setembro de 2021, 17h57
  • Última atualização em Quarta, 29 de Setembro de 2021, 18h00

No período de 10 a 12 de novembro de 2021, o Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais, em nível de mestrado acadêmico, do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente da Universidade Federal do Amazonas (IEAA/Ufam) promoverá o I Simpósio Virtual de Estudos e Pesquisas em Ciências Ambientais na Amazônia, totalmente online. Nesta primeira edição, o tema abordado será "Estudos Interdisciplinares em Ciências Ambientais: desafios da sustentabilidade ambiental em tempos de pandemia".

Acesse o link para submissão de trabalho: www.simpcamsa.com.br

O evento terá a participação do magnifico reitor da Ufam, professor Silvio Mário Puga Ferreira, da professora Selma Suely Baçal, titular da Pró - Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação (Propesp). A palestra de abertura será proferida pelo docente do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP), professor Henrique Melo Jorge Barbosa, intitulada "Como a complexa rede de rios aéreos da Amazônia promove chuva em outras regiões do Brasil?"

O Simpósio é um evento aberto a qualquer pessoa que se interesse por temas ambientais, independentemente do local onde estuda ou trabalha. Portanto, são bem-vindos pesquisadores, professores de educação superior ou de educação básica, estudantes de pós-graduação, estudantes de graduação, estudantes do ensino médio ou fundamental e demais profissionais que atuam na área ambiental. Além disso, qualquer pessoa da comunidade que queira participar é também muito bem-vinda. Além das palestras, os participantes terão a oportunidade de poder submeter trabalhos para o Simpósio.

Palestrante

Henrique de Melo Jorge Barbosa, doutor em Física (2004) pela Universidade Estadual de Campinas, foi pesquisador assistente do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais entre 2004 e 2008 e atualmente é professor Livre Docente do Instituto de Física da USP, no qual atua como chefe do Departamento de Física Aplicada. Busca entender quais os papéis do vapor de água e das nuvens no sistema climático e como eles podem ser alterados devido às influências antrópicas, especialmente mudanças nos aerossóis.

Tem interesse especial em transporte de umidade na América do Sul e na importância da Amazônia para a reciclagem da umidade, através da evapotranspiração e da precipitação. Utiliza modelos físicos baseados em Redes Complexas e também modelos atmosféricos para entender as interações biosfera-atmosfera. Trabalhou com parametrizações físicas em modelos climáticos, particularmente radiação e convecção, e no desenvolvimento do modelo brasileiro para o estudo de mudanças climáticas globais.