Página inicial > Últimas Notícias > Após defender memorial, professor Edleno Moura, do Icomp, ascende à classe de titular

• Publicado: Terça, 30 de Julho de 2019, 17h43
  • Última atualização em Segunda, 05 de Agosto de 2019, 15h30

Por Sebastião de Oliveira
Equipe Ascom/Ufam

A solenidade ocorreu na última sexta-feira, 26, no auditório 2 do Instituto de Computação da Universidade Federal do Amazonas (Icomp/Ufam), localizado no Setor Norte do Campus Sede. A defesa do memorial acadêmico ocorreu por meio de videoconferência e é requisito para obter promoção funcional ao nível de professor titular.

A Comissão Especial de Avaliação foi presidida pelo professor Alberto Nogueira de Castro Júnior (Ufam) e formada pelos professores Marta Lima de Queiroz Mattoso, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Caetano Traina Júnior, da Universidade de São Paulo (USP); e Crediné Silva de Menezes, da Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Defesa

O presidente esclareceu que esta etapa é a última no processo para obter da promoção e se tornar professor titular. Ele entende que o desempenho de um docente na Instituição fica amplamente comprovado quando a Comissão pronuncia sua pontuação, considerando as relevantes contribuições avalizadas pelos pares da comunidade científica.

“Não basta ter uma atuação, uma carreira, posto que ela deverá ser diversificada com os diferentes desdobramentos e formas, sendo verificado na Instituição. Por outro lado, a comunidade deve reconhecer que essa atuação é típica de um professor no topo da carreira”, disse o presidente da Comissão Avaliadora.

Ao apresentar seu memorial, o professor Edleno Moura destacou que desempenha suas atividades acadêmicas desde 2002, momento que ingressou na Universidade. Ele colabora igualmente em áreas distintas, como o ensino, a pesquisa, a extensão e a gestão. Segundo o docente, exercer a função de professor é o que o deixa realizado profissionalmente. "Trabalhar no Icomp é uma das coisas mais importantes que aconteceu na minha vida", agradeceu o professor, ao explicar que boa parte da sua vida tem sido dedicada ao trabalho.

"Sempre tenho atuado no intuito de ver as coisas acontecerem, trabalhando com pessoas colaborativas. Encontrei tudo isso no Icomp”, ressaltou o docente, acrescentando: “o sucesso profissional só é possível quando encontramos companheiros de jornada comprometidos, e um acaba inspirando o outro. Todos querem fazer parte do processo”.

Ao relatar o sucesso de excelência no Programa de Pós-Graduação em Informática, nota 5 na avaliação da Capes, ele atribui o sucesso do PPG ao ambiente de cooperação coletiva em que todos trabalham, conduzindo o barco para o mesmo lado com o único objetivo de trazer resultados de excelência para a Ufam. “Esse é o grande diferencial e a maior conquista do Programa”, completou.

Avaliação

A professora Marta Mattoso, da UFRJ, comentou o quanto é agradável avaliar um candidato que preenche com muita folga os requisitos necessários, com um currículo referenciado na concepção global de perfil característica de um professor titular. Dentre as qualidades estabelecidas pela avaliadora, a maturidade, o nível de conteúdos pedagógicos e a formação são os mais importantes. Segundo ela, "fica evidente a contribuição do professor Edleno Moura na pesquisa no campo da recuperação de informações, bem como noutras áreas correlatas, sendo perceptível nas publicações dos melhores veículos de reputação internacional".

Para o professor Caetano Traina Júnior, da USP, é fantástica a quantidade de trabalhos desenvolvidos pelo professor, com dados significativos que o direcionam na pesquisa. Ao final, o professor Crediné Silva de Menezes, da UFRGS, falou que todos os aspectos avaliativos de um professor universitário devem ser cumpridos, algo que o avaliado fez com muita competência. “O professor Edleno Moura compartilha seu trabalho e não se fecha apenas para si, mas busca o sucesso evidenciado na Universidade sempre no contexto nacional e internacional”, finalizou.