Sexta.Com.Ciência apresenta pesquisa sobre o tempo e espaço na Amazônia e sua dinâmica no contexto do transporte fluvial. Evento on-line nesta sexta, 24
Na sua segunda edição, o Projeto “Sexta.Com.Ciência” do Departamento de Geografia do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS) da Universidade Federal do Amazonas (IFCHS/Ufam) dá início a uma série de apresentações de trabalhos de mestres e doutores orientados pelo saudoso professor José Aldemir de Oliveira. A pesquisa “Esse rio é minha rua: perspectivas para o transporte fluvial no Amazonas” desenvolvida pelo professor Robert Carvalho de Azevedo David, será transmitida pelo Google Meet na próxima sexta-feira, 24, às 14h. Acesse o link: meet.google.com/kvn-jtzr-tib
A pesquisa trata da questão tempo e espaço na Amazônia e sua dinâmica no contexto do transporte fluvial, trazendo como arcabouço teórico autores como Milton Santos, Roberto Lobato, Bertha Becker, Leandro Tocantins, dentre outros. Foram analisadas as transformações na Amazônia no contexto do meio técnico-científico-informacional, se materializando no transporte fluvial da Amazônia.
Projeto
O Sexta.Com.Ciência é um evento mensal realizado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas das Cidades na Amazônia (NEPECAB) vinculado ao Departamento de Geografia do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais () da Universidade Federal do Amazonas (IFCHS/Ufam).
O objetivo é abrir espaço para discussões inter e transdisciplinares que possam contribuir para a ampliação do conhecimento científico tanto dos acadêmicos quanto para a comunidade, tratando de temas atuais que algumas vezes são pouco explorados em salas de aula.
Desde agosto de 2018, o evento foi aprovado como um Projeto de Extensão integrante do Programa de Apoio à Realização de Cursos e Eventos (Parec). E em 2021, passa a ser projeto no Programa Institucional de Bolsa de Extensão (Pibex) da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Amazonas (Proext/Ufam).
Palestrante
Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Amazonas (2005), mestrado em Geografia (Ufam/2010) e doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia (Ufam/2019). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia humana, atuando principalmente nos seguintes temas: transporte, Amazônia, crescimento urbano, geografia e redes.
Redes Sociais