ISB realiza outorga de grau e forma novos profissionais
Por Sebastião de Oliveira
Equipe Ascom
O Instituto de Saúde e Biotecnologia da Universidade Federal do Amazonas (ISB/Ufam) realizou na tarde desta quinta-feira, 16, a outorga de grau dos formandos dos Cursos de Biotecnologia, Ciências Biologia e Química, Ciências Matemática e Física, Enfermagem e Nutrição, do primeiro semestre do ano de 2020, transmitida pelo Canal Ufam (Youtube).
A vice-reitora, no exercício do cargo de reitor, professora Therezinha Fraxe, presidiu a sessão solene que foi acompanhada pela diretora do ISB e homenageada da turma do Curso de Ciências Biologia e Química, professora Vera Lúcia Imbiriba Bentes.
A vice-reitora, professora Therezinha Fraxe, após cumprimentar as autoridades relatou que olha o município de Coari com muito carinho, e lembrou que em 1986 iniciou atividades de pesquisa, constatando necessidades básicas junto a população local, mas, entende que durante esse período teve ciência de participar da maior escola de sua vida, a qual destacou a importância do conhecimento e dos saberes tradicionais de comunidades rurais e dos povos indígenas. Ela disse que o ISB é a maior Unidade fora de sede no âmbito da Área da Saúde, além de compartilhar cursos da de Exatas, concede formação acadêmica aos novos profissionais para o fortalecimento no caminhar seguro a novas empreitadas para onde for levem no coração à Ufam.
Fraxe disse ainda que a satisfação do professor é vê os seus ex-alunos no caminho da ciência, da tecnologia, da verdade, da ética e da responsabilidade, considerada por ela, itens importantes que posteriormente deverão ser respondidos no exercício de suas profissões. “A Ufam se orgulha muito de cada um e de cada uma de vocês. Partem de onde estiverem, mas levem à Ufam em vossos corações”, completou a vice-reitora, professoraTherezinha Fraxe.
A diretora do ISB, professora Vera Lúcia Bentes, disse que não é fácil entrar na Universidade na qual o alundo fica envolvido com muitas descobertas, muitas tarefas a serem estudadas e pouco tempo, mas, para a diretora, tudo isso vale a pena, porque o conhecimento adquirido é algo que dá oportunidades. Toda a dedicação adquirida para aprender servirá na vida profissional. Desejo sucesso profissional e que possam alcançar todos os seus objetivos. Ela considera que os alunos são vencedores, em razão da conquista e da finalização de curso em momento de pandemia, em que tivemos perdas irreparáveis de professores e alunos. “A graduação é apenas uma fase, pois mais adiante temos o mestrado, doutorado e outros cursos de capacitação que possibilitarão concorrer no mercado de trabalho. Hoje estou muito feliz e desejo sucesso profissional a todos”, completou.
O paraninfo da turma do curso de Biotecnologia e orador dos cursos, professor Michel Nasser Corrêa Lima Chamy, disse que é um momento especial em receber a outorga de grau e que os novos profissionais levem o nome e o legado por toda a vida. “O ISB forma bons profissionais que auxiliarão brilhantemente em todas as áreas de competências de suas formações. Sabemos o nível de profissionais que colocamos no mercado de trabalho e o quanto é importante para a sociedade, principalmente para os municípios do interior do estado do Amazonas”, destacou.
Lista dos formandos do Instituto de Saúde e Biotecnologia
Curso de Biotecnologia
Amanda Pinto de Souza
Carlos Eduardo Cunha de Miranda
Curso de Ciências-Biologia e Química
Aldimara Faba Martins
Alessandra Barbosa da Silva
Bianca Ferreira Neves
Deiciane Silva de Lima
Erivelton Carvalho Noronha
Felipe Lourenco de Albuquerque
Gerlane Martins da Silva
Leandra Protazio da Rocha
Mayda Freitas da Silva
Raina Queiroz Cleto
Rayane Monteiro de Souza
Thakayama da Costa Romano
Curso de Ciências- Matemática e Física
Elber Sousa Dantas
Gilberto de Vilhena Maciel
Leonardo Lopes de Souza
Curso de Enfermagem
Thiago Dias dos Reis
Curso de Nutrição
Jamille Monteiro Pedrosa
Marizete Larai da Silva
Redes Sociais