Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Encontro Aberto promove palestra sobre o ofício da doula e sua contribuição social, na próxima quinta-feira, 16  
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Encontro Aberto promove palestra sobre o ofício da doula e sua contribuição social, na próxima quinta-feira, 16  

  • Publicado: Terça, 14 de Setembro de 2021, 15h12
  • Última atualização em Terça, 14 de Setembro de 2021, 15h12
  • Acessos: 700

Encontro Aberto, edição especial, promove na próxima quinta-feira, 16, às 17h (horário Manaus) e 18h (Brasília) o encontro cujo tema é “A contribuição da doula na humanização do parto” que será transmitido no formato online através do link: https://bit.ly/GESECSnoYoutube. Sob a coordenação da professora Fátima Weiss de Jesus da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), o evento é organizado pelo Projeto de pesquisa “Gestação, Parto e Nascimento na Amazônia: etnografia em saúde, direitos e agenciamentos sociais”.

O Encontro Aberto tem o apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e, para está edição foram convidadas: Giovana Acacia Tempesta (antropóloga) e Sâmara Farias Evangelista (doula) e a professora Fátima Weiss (mediadora).

O Encontro propõe compartilhar reflexões e promover o diálogo sobre o ofício das doulas no cenário dos partos brasileiro, qual a sua contribuição no parto humanizado e como se dá a inserção da pratica da doulagem no sistema médico-hospitalar. Texto sugerido para leitura "Trabalhando pelos bons vinculamentos: reflexões antropológicas sobre o ofício das doulas", de autoria de Giovana Acacia Tempesta. Acesse o texto para leitura em https://bit.ly/Leituras_EncontroAberto_16Set2021

O Projeto “Encontro Aberto” está vinculado a Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT) e é uma realização do Grupo de Estudos e Pesquisas em Gênero, Sexualidades e Interseccionalidades (GESECS), Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS), Departamento de Antropologia (DAN) e Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS). 

Sobre as palestrantes

Giovana Acacia Tempesta, Graduada em Ciências Sociais (2001) e mestra em Antropologia Social (2004) pela Universidade Estadual de Campinas e doutora em Antropologia Social pela Universidade de Brasília – UnB (2009). Desenvolveu pesquisas com os povos Wapichana e Macuxi, em Roraima, e Apiaká, no Mato Grosso e no Pará, sobre resguardos, noções de pessoa e corporalidade, historicidade, relações interétnicas, organização social e política.  Em 2017 fez o curso de formação de doula e educadora perinatal. Atualmente realiza pesquisa sobre direitos sexuais e reprodutivos, com ênfase nas experiências de gestação e parto e no trabalho das doulas, e participa do Coletivo de Antropologia e Saúde Coletiva – CASCA (UnB).

Sâmara Farias Evangelista é estudiosa do consciente sagrado feminino, estando com a mulher em muitas de suas fases. É doula atuante há seis anos e tem como método a danzaterapia de Maria Fux e o Yoga usando para uma gestação consciente e feliz. Compreende que a gestação, parto e pós - parto é um portal que começa a se abrir tanto para a mulher que está gestando quanto para o novo que está vindo. Acredita que auxiliando mulheres a vivenciar estas desafiadoras fases com mais amorosidade, estaremos contribuindo pra um nascimento mais feliz e assim um mundo com seres humanos mais amorosos.

Mediadora

Fátima Weiss, cientista social, mestra e doutora em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora do Departamento de Antropologia e do Programa de Pós- Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Amazonas (PPGAS/Ufam). Pesquisadora colaboradora no Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades (NIGS). Coordenadora do Gesecs e do projeto Gestação, Parto e Nascimento na Amazônia: etnografia em saúde, direitos e agenciamentos sociais (Fapeam), e integrante da Rede de Pesquisa Antropo-Covid-19.

Contatos

https://www.facebook.com/gesecs

https://www.instagram.com/gesecs

https://bit.ly/GESECSnoYoutube

registrado em:
Fim do conteúdo da página