Curso de Administração realiza palestra em alusão ao Dia do Administrador
Por Sebastião de Oliveira
Equipe Ufam
“Os desafios do jovem administrador no mercado de trabalho” é o título da palestra ocorrida nesta quinta-feira, 9, em transmissão on-line pelo Google Meet. O evento faz parte das atividades da Semana de Administração que é promovida pelo Programa de Educação Tutorial (Pet/Adm) e Centro Acadêmico (Caadm) do Curso de Administração da Faculdade de Estudos Sociais da Universidade Federal do Amazonas (Fes/Ufam).
O reitor, professor Sylvio Puga, participou da abertura da palestra. Ele esteve acompanhado pelo diretor da Fes, professor Luís Augusto Soares.
Na abertura do evento, o professor Sylvio Puga, disse estar feliz em participar de um evento pela tradição que ocorre anualmente, estando o Pet/Adm à frente da organização e, espera que a cada ano seja adensado com diferentes atividades. Na ocasião, Sylvio Puga registra aos participantes a participação de cinco professores do Curso de Administração na condução de setores estratégicos em sua segunda gestão, contribuindo assim com suas lideranças na Universidade. Ele reafirma o compromisso de apoio à Fes, no sentido de melhorar a infra-estrutura da Ufam e, declarou que a Administração Superior estará sempre à disposição para as demandas oriundas da Faculdade.
O diretor da Fes, professor Luís Augusto Soares, comentou quando ao engajamento dos estudantes da Faculdade pela realização do evento que, segundo ele, está cada vez maior e melhor.
A Palestra
A palestra contou com a participação de duas representantes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/AM) , Benívea de Carvalho Ramos e Maria Helena Garcia.
Em estado de alerta às mudanças nas organizações empresariais após a pandemia do Covid-19, Benívea Ramos acredita que os profissionais de administração devem estar atentos ao cenário de mudanças e acompanhar as novas formas de trabalho. Para ela, as empresas corriam um sério risco de não existirem se não adotassem medidas que acompanhassem as mudanças como exemplo, o uso digital de serviços.
Ela acredita que medidas administrativas para a resolução de problemas que estão ultrapassadas devem ser consideradas saudosistas, em razão das organizações em momento atual devem se adaptar a uma nova realidade. De acordo com a especialista, o cenário de mudança está relacionado aos fatores social, cultural, político e econômico. “Adaptar é essência de sabedoria das empresas e, nós como profissionais de administração devemos enfrentar essa realidade como desafio, por meio de habilidades e competências”, disse a representante do Sebrae/AM.
Ela apresenta aos participantes, o método Soft Skills que traduz ações de habilidades e competências para que o profissional de administração possa conduzir medidas assertivas de atividades diárias para desenvolvê-las diante do cenário pós-pandêmico.
Em segundo momento, a palestrante Maria Helena Garcia, dá continuidade ao tema, ela traz experiências realizadas quando esteve à frente de pessoas de diferentes perfis de liderança, a qual teve que se requalificar profundamente para entender um público diferenciado no sentido de cumprir com os objetivos e metas. Com isso, Maria Helena Garcia apresenta métodos para enfrentar o cenário e tendências para melhorar às tomadas de decisões.
Redes Sociais