Página inicial > Últimas Notícias > Canal Educativo Amazônia Ribeirinha estreia com nova chamada de vídeos educativos no Youtube

• Publicado: Quinta, 02 de Setembro de 2021, 13h57
  • Última atualização em Quinta, 02 de Setembro de 2021, 13h57

Por Juscelino Simões com texto da Assessoria do curso de Jornalismo de Parintins

O Canal Educativo Amazônia Ribeirinha do curso de Jornalismo de Parintins estreou com nova chamada de vídeos educativos no Youtube (https://www.youtube.com/watch?v=QASVXBtj0EY). Essa segunda temporada marca a continuação da veiculação de vídeos semanais com quadros novos criados ainda no primeiro semestre.

A professora do curso, Soriany Neves, coordenadora geral do canal, explica que nessa segunda etapa de produção dos conteúdos para o canal são cerca de 10 alunos atuando nas etapas de pesquisa, roteirização, apresentação, produção e edição dos vídeos educativos. O diferencial do projeto é o quadro “Olho na Pauta”, onde são publicados assuntos educativos – informativos que tratam de pautas sensíveis às questões da Amazônia, como da cheia recorde, postados no canal, as questões indígenas, apresentada por uma aluna indígena, estudante de jornalismo. “A experiência está sendo bem interessante porque os alunos estão muito envolvidos e engajados nesse projeto”. O projeto tem apostado ainda numa concepção de valorização das ambiências e contextos amazônicos, bem como as trilhas sonoras e sons da floresta e das etnias que aqui habitam.

Produção descentralizada

A produção segue 90% remota e os apresentadores é quem fazem os vídeoselfies a partir do cenário de suas casas. A produção tem uma concepção descentralizada, colaborativa e em rede contando com correspondentes em algumas comunidades ribeirinhas como é o caso do quadro ‘Voz das comunidades’, que pretende apresentar um pouco das comunidades do entorno de Parintins, Baixo Amazonas, a partir da perspectiva dos seus próprios moradores. Os correspondentes são pessoas que moram nessas comunidades, podendo ter integrantes também jovens indígenas de alguns territórios próximos.

O Canal foi lançado em março de 2021 e tem como proposta produzir conteúdos educativos sobre a Amazônia Ribeirinha. Recentemente foi premiado na categoria Produções audiovisuais para Mídias digitais, no Expocom Norte (evento de pesquisas empíricas em comunicação) e segue agora a etapa nacional.