Página inicial > Últimas Notícias > Reitor outorga grau a alunos da FIC

Reitor outorga grau a alunos da FIC

• Publicado: Quinta, 02 de Setembro de 2021, 13h04
  • Última atualização em Sexta, 03 de Setembro de 2021, 14h38
Por Sandra Siqueira
Equipe Ascom Ufam

Com o anúncio da expansão da estrutura predial da unidade acadêmica, o reitor da Ufam realizou a outorga de grau dos formandos da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC). A solenidade, realizada na manhã desta quinta-feira (2), ocorreu remotamente e foi transmitida por meio do canal da Universidade no Youtube.

Ao todo, 14 novos profissionais foram entregues à sociedade durante a cerimônia, sendo uma do curso de Arquivologia, quatro de Biblioteconomia, quatro de Comunicação Social - Jornalismo e cinco de Comunicação Social - Relações Públicas.

Em seu pronunciamento, o reitor, professor Sylvio Puga, ressaltou que a colação de grau é um momento de celebração, mas também de reflexão sobre os anos de estudo e trabalho na Universidade. O gestor destacou a necessidade de adaptação à nova realidade imposta pela pandemia de covid-19 e citou a construção do novo bloco da FIC como evidência de que a Universidade segue trabalhando para oferecer a melhor formação superior do Estado do Amazonas. "Estamos trabalhando arduamente, a Administração Superior, a Prefeitura do Campus e a Faculdade, para que, ainda este ano, nós possamos lançar o edital de licitação do bloco 2 da Faculdade de Informação e Comunicação", revelou. "A Ufam vai continuar sempre de portas abertas para cada um de vocês. Hoje estamos retornando para a sociedade os melhores profissionais nas áreas de Arquivologia, Biblioteconomia, Comunicação Social - Jornalismo e Relações Públicas. Não tenham dúvida disso. Vocês vão ver no exercício profissional de cada um de vocês o quanto a marca Ufam é demandada em todas as áreas do conhecimento", expôs.

O diretor da FIC, o professor Allan Rodrigues, discorreu acerca do compromisso que a Ufam, como universidade pública, tem de proporcionar formação cidadã de qualidade, ainda que em condições adversas como as atuais. "A Universidade está trabalhando muito, está se empenhando demais em dar respostas à sociedade, em produzir conhecimento, em colocar pessoas na sociedade que possam ajudá-la a caminhar para um momento melhor", frisou.

Segundo o diretor, o novo bloco da FIC abrigará setores dos cursos de Arquivologia e Biblioteconomia, entre eles laboratórios, gabinetes para os professores, espaços para os programas de pós-graduação e para os grupos de pesquisa. "Estamos trabalhando bastante para que a Faculdade de Informação e Comunicação possa atingir os objetivos pelos quais ela foi pensada e criada, que é fortalecer o ensino, a pesquisa, a extensão e a inovação", disse. "Que vocês, no mercado, sejam também mais um defensor, mais uma defensora do ensino público, gratuito, de qualidade. Defendam esta Universidade onde quer que estejam, porque vocês, hoje, deixam de fazer parte da Universidade Federal do Amazonas, mas ela jamais deixará de fazer parte da vida de vocês", concluiu.

Rodrigo Cavalcante foi o orador da turma de formados do primeiro semestre de 2020 da FIC. Em seu discurso, o egresso lembrou experiências vividas no decorrer da graduação e parabenizou os novos profissionais pela conquista do diploma de ensino superior. "Um verdadeiro mix de aventuras e emoções que só quem viveu, vai poder falar", comentou Rodrigo, sobre a vida acadêmica. "Cada um de nós sabe o esforço que fez para conseguir chegar até aqui e, mais do que nunca, devemos honrar com responsabilidade nossas profissões pautadas em dois pilares: a informação e a comunicação", completou.

Confira abaixo a lista com os novos profissionais formados pela Ufam:

FORMADA DO CURSO DE ARQUIVOLOGIA

ANA GISELLA DE SOUSA MOURA