Página inicial > Últimas Notícias > Idosos na Ufam – Programa Vida Ativa recebe palestra sobre violência

Idosos na Ufam – Programa Vida Ativa recebe palestra sobre violência

• Publicado: Sexta, 26 de Julho de 2019, 12h40
  • Última atualização em Sexta, 26 de Julho de 2019, 12h47

Os idosos do Programa Vida Ativa da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), na manhã de hoje, 26, receberam a palestra ‘Violência contra a pessoa idosa – Tipos de violência e atuação da delegacia especializada’, proferida pela delegada de polícia, Andréia Nascimento Pereira, titular da Delegacia Especializada em Crimes contra o Idoso (DECCI). Na ocasião foram tratados temas como envelhecimento, tipos de violência, tipos de agressores e ações da delegacia especializada. As palestras fazem parte das atividades do Programa e visam trabalhar uma educação preventiva para a saúde, segurança e bem-estar do idoso.

Segundo a coordenadora do Programa, servidora Marlucia Mendes, o Vida Ativa atende cerca de 70 idosos, entre servidores aposentados e seus dependentes, e oferece atividades socioeducativas como yoga, dança, música, rodas de conversa, oficinas de artesanato, sexta cultural, atividades externas e palestras. “Nós buscamos, por meio de atividades diárias, oferecer aos nossos idosos um olhar mais humanizado para o envelhecer. A palestra sobre violência é fruto de uma sugestão dos próprios participantes do Programa e traz de forma acessível, em uma linguagem simples, informações relevantes sobre violência física e/ou psicológica. O convite para participar das atividades é sempre extensivo aos familiares e jovens porque é preciso que todos ouçam, preferencialmente, de uma autoridade no assunto os seus direitos”, enfatiza.

De acordo com a palestrante e delegada titular, Andréia Nascimento Pereira, a ideia é trabalhar a conscientização e difusão do conhecimento. “Muitas situações de violências praticadas contra o idoso ocorrem dentro do âmbito familiar. Algumas vezes, os idosos têm dificuldades de se reconhecerem como vítimas, assim como o autor, que é um filho, uma filha ou neto, por exemplo, acham que não estão cometendo determinados crimes. A conscientização, principalmente, dos idosos faz com que haja empoderamento, por meio da informação, e as vítimas passem a ter conhecimento e a denunciar todo e qualquer tipo de violência dentro do seu âmbito familiar”, destaca.

A delegada lembra, ainda, que as violências que ocorrem na esfera da família já estão acontecendo e precisam ser denunciadas. “Esse ano, por exemplo, tivemos um aumento de 37% no índice de registros de boletins de ocorrência comparado com o mesmo período do ano passado. Entendemos que não foi a violência que aumentou, mas a quantidade de registros por parte das pessoas que estão conhecendo os seus direitos e indo denunciar. No âmbito familiar, a violência não acontece uma única vez, é algo que já vem acontecendo e não é somente violência física. A física é o extremo, antes há violência psicológica, aquela que o agressor inibe a pessoa”, lembra.

Para a Deusalina Rego da Silva, participante do Programa Vida Ativa, as palestras são essenciais porque esclarecem o que o idoso deve saber a respeito da sua idade. “Nós podemos participar, indagar o palestrante, além de sugerir temas a partir das nossas necessidades. Os palestrantes fazem questão de ouvir nossas experiências, focar no que precisamos e tudo isso com muita clareza. É muito instrutivo participar desses momentos”, finaliza.