Página inicial > Últimas Notícias > Reitor da Ufam participa da caravana “Sudam nos Estados – Diálogos com quem promove o desenvolvimento regional na Amazônia Legal”

• Publicado: Segunda, 30 de Agosto de 2021, 16h45
  • Última atualização em Sexta, 03 de Setembro de 2021, 14h48

Por Irina Coelho
Equipe Ascom/Ufam com informações dos sites do Governo do Amazonas e Sudam

Na manhã desta segunda-feira, 30 de agosto, o reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), professor Sylvio Puga, participou da caravana “Sudam nos Estados – Diálogos com quem promove o desenvolvimento regional na Amazônia Legal” na sede da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam). O evento é itinerante, promovido pela Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), e vai percorrer as nove capitais da Amazônia Legal (MA, PA, AP, RR, RO, AC, AM, MT, TO) para ouvir demandas e difundir informações sobre os instrumentos de desenvolvimento regional oferecidos pela autarquia. O Amazonas é o terceiro estado a receber a caravana.

No encontro,  acompanhado de outras autoridades, o reitor Sylvio Puga falou dos projetos estratégicos e convênios que poderão ser feitos, em parceria com a Ufam, visando melhorar a qualidade de vida da população amazonense. “A Ufam é uma das poucas universidades que tem uma Pró-Reitoria de Inovação Tecnológica (Protec) para fomentar um ambiente de inovação no âmbito institucional. Nós trabalhamos com subsídios qualificados para o desenvolvimento social, cultural e tecnológico da região; um exemplo é a parceria com Associação Amazonense dos Municípios (AAM), via acordo de cooperação técnica, para levar ensino a distância aos 62 municípios do estado. A ideia é ofertar formação em nível de graduação para atender ao setor primário e também o curso de Administração Pública, por meio do Centro de Ensino a Distância (CED/Ufam)”, destacou.

Na rodada com os gestores estaduais, a caravana apresentou informações sobre a execução de convênios e projetos e incentivos fiscais – benefícios tributários como isenção de impostos a empresas instaladas no Amazonas. “Essa é uma oportunidade para que a Sudam possa entender melhor essa nossa realidade e a gente também possa encontrar caminhos de acessar recursos e de apresentar esses projetos ao Governo Federal e fazer com que efetivamente eles possam caminhar”, disse o governador Wilson Lima.

De acordo com a superintendente da Sudam, Louise Caroline Campos Löw, o estado do Amazonas é um estado muito extenso e com bastante projetos com a Sudam. “Nós temos instrumentos como o Fundo de Desenvolvimento da Amazônia (FDA), o Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO), as emendas parlamentares, incentivos fiscais que podem fomentar a geração de emprego e renda e melhorar a qualidade de vida da população”, finalizou Louise Löw.

Caravana

A Sudam deseja coletar subsídios para propor medidas que facilitem o acesso dos estados, municípios, setores produtivos e outros atores aos recursos federais, por meio dos instrumentos de ação da Superintendência.  Além disso, os dados vão subsidiar a elaboração das Diretrizes e Prioridades do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO), do Fundo de Desenvolvimento da Amazônia (FDA) e outras ferramentas da Sudam para fomentar o desenvolvimento includente e sustentável das localidades.