Página inicial > Últimas Notícias > Caua lança vídeo sobre mostra virtual “Expressão Pictórica”

Caua lança vídeo sobre mostra virtual “Expressão Pictórica”

• Publicado: Segunda, 30 de Agosto de 2021, 13h50
  • Última atualização em Segunda, 30 de Agosto de 2021, 13h58

Edição Sebastião de Oliveira

Equipe Ascom

O Centro de Artes da Universidade Federal do Amazonas (Caua), por meio da Galeria Virtual do Centro, apresenta mostra de pintura contemporânea intitulada  “Expressão Pictórica” resultado da produção de trabalhos produzidas por 10 alunos/artistas do curso de Licenciatura em Artes Visuais, da Faculdade de Artes (Faartes), relativo ao primeiro semestre de 2021. O interessado deve acessar o link: https://youtu.be/PalgYzjdKJU

De acordo com a organizadora e curadora da mostra, professor Priscila Pinto Maisel, cada aluno concebeu um projeto com série de 3 obras em técnica mista a partir do processo de aprendizagem e experimentação durante a disciplina Pintura (Pintura 2) ministrada pela própria professora. Ao todo, 30 obras apresentam diferentes visões de mundo, muitas delas baseadas nos sentimentos vivenciados durante a pandemia, assim como sonhos, projetos de vida, crítica social e a poética da memória e do esquecimento.

A mostra terá caráter permanente no meio digital e será exposta na Galeria física do Centro de Artes da Ufam conforme o calendário expositivo a partir do retorno presencial das atividades da Universidade.

Dentre as experiências de orientação, a docente disse que a prática na pintura contemporânea abre ao artista a possibilidade de experimentação plástica com materiais e técnicas diversificadas, valorizando sua liberdade de expressão e escolha poética. “No decorrer do processo artístico da disciplina Pintura/Pintura 2, da Faculdade de Artes da Universidade Federal do Amazonas, os alunos/artistas puderam, a partir de uma pesquisa plástico-temática, desenvolver, como seu trabalho final, um projeto com criação de série contendo três obras”, completou.

No seu método pedagógico, a curadora relata que “o processo foi acompanhado desde a aprendizagem das técnicas em dez atividades no decorrer da disciplina, contextualizadas historicamente, com reflexão metodológica para uso na escola, até a concepção/elaboração do projeto artístico e sua  execução prática”.

A docente disse que “como resultado nesta mostra, podem ser percebidas diversas visões de mundo, muitas delas baseadas nos sentimentos vivenciados durante a pandemia e expressados pelos artistas, assim como sonhos, projetos, crítica social e a poética da memória e do esquecimento. E, finaliza que “as pinturas foram realizadas em técnica mista sobre diferentes suportes, mostrando o olhar sensível de cada artista ao combinar conceito e expressão plástica”.

Serviço:

Realização: Caua/Ufam

Curadoria e texto : Priscila Pinto Maisel

Artistas participantes: Angela Hayden, Emilly Rocha, Erick Xavier, Frank Xavier, Gedeon Nunes, Jamille Williane, Jeff Aguiar, Lílian Noronha, Pérola, Rafael Rodrigues.

Edição do vídeo : Maximiliano Neto

Narração do texto: Dani Oliveira