Nota de Pesar - Waldo Mafra Carneiro Monteiro (Mestre Barrô)
É com imenso pesar que a Faculdade de Artes da Universidade Federal do Amazonas (Faartes/Ufam) lamenta o falecimento do músico e agitador cultural Waldo Mafra Carneiro Monteiro (Mestre Barrô), referência do Gambá de Maués, uma das manifestações artísticas mais tradicionais do Amazonas.
"Um grande mestre da cultura partiu e levou consigo tanto da Amazônia profunda, que ainda é tão marginalizada. O Gambá chora a partida desse homem fundamental para manutenção e visibilizacão da cultura. Grande divulgador das milenares e únicas práticas ceramistas do Alto Amazonas, da vivência na floresta, do entalhe, e de toda produção dos povos originários da região de Maués. Oxalá que o Gambá não seja invisibilizado mais uma vez, porque sem a força deste homem injustiçado e do sentimento de menos valia que tantas vezes povoa o sentimento das pessoas, ele infelizmente tende a sucumbir", afirma o diretor da Faartes, professor João Gustavo Kienen. "Quando um mestre se vai com tanto para aprendermos, o coração não se resigna, ele dói pela cultura que se esvai e apaga um pouquinho mais da cultura da Amazônia profunda", acrescenta.
Toda a comunidade da Faculdade de Artes da Ufam presta solidariedade aos amigos e familiares do Mestre Barrô neste momento de luto.
Redes Sociais