Página inicial > Últimas Notícias > IFCHS realiza colação de grau e forma 30 novos profissionais de diferentes cursos de graduação

• Publicado: Quinta, 26 de Agosto de 2021, 20h01
  • Última atualização em Sexta, 27 de Agosto de 2021, 14h24

Por Sebastião de Oliveira

Equipe Ascom

A cerimônia de outorga de grau dos cursos de Ciências Sociais, Filosofia, Geografia, História e Serviço Social do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do Amazonas, do primeiro semestre do ano de 2020/1, ocorreu na tarde desta quinta-feira, 26. A sessão solene, transmitida no formato on-line pelo Canal da Ufam (Youtube), foi presidida pela vice-reitora, professora Therezinha de Jesus Pinto Fraxe, que esteve acompanhada pelo diretor do Instituto, professor Raimundo Nonato Pereira da Silva.

Na oportunidade a vice-reitora, professora Therezinha Fraxe, destacou autores importantes das Ciências Sociais como  Zygmunt Bauman,  Émile Durkhein, Pierre Bourdieu, que dentre seus campos de conhecimentos apresentam o entendimento da realidade para que com essa maneira os novos profissionais se reinventem a cada dia para enfrentar a pandemia da covid-19 que, segundo ela é uma anomalia resultado do uso indiscriminado do ecossistema no planeta. Com isso, ela dá importância a formação profissional concedia pelo IFCHS, mas visando também à qualificação dos egressos em programas de pós-graduação ofertados por aquele Instituto.

“Tudo vale a pena quando a alma não é pequena”, frase de  Fernando Pessoa mencionada pela vice-reitora por acreditar que a mente dos novos profissionais deve ser gigante, pois, diante de uma situação em que muitos se foram ou estão doente, conseqüência da pandemia, é preciso ser resiliente para que haja uma transformação social.

O diretor do IFHC, professor Raimundo Nonato, inicia seu discurso cumprimentado a todos os envolvidos que direta ou indiretamente fazem parte da vida do Instituto. Nesse sentido, ele lembrou os colaboradores como serviços de gerais, seguranças, transeuntes, vendedores e até os mais atuantes como professores e estudantes, pois considera importante a presença dessas personagens no processo administrativo. O diretor prossegue, sente a falta do Curso de Licenciatura Indígena, que corresponde 20% do alunado do IFCHS e, acredita que no futuro próximo esses alunos da Licenciatura estarão se graduando e se qualificando para que possam atuar em sua região de origem.

A licenciada e oradora dos cursos, Daniele da Silva Rodrigues, lembrou momentos importante enquanto estudante e, em seguida, deu importância a educação que, segundo ela, é o campo que transcende o processo de alfabetização e a própria formação no mercado de trabalho. Ela relata que a educação faz parte da dança que tem a capacidade de estabelecer o senso crítico reconhecível que liberta da ignorância, pois que incomoda e combate a obscuridade em meio à luz do conhecimento. “A universidade é para todos e para qualquer cidadão”, completou.

Confira a lista dos formandos dos cursos de graduação do IFCHS:

Formandos do curso de ciências sociais

1. Juliana Ricardo Mota
  2. Monik Nicoline Ventilari dos Santos