IFCHS realiza colação de grau e forma 30 novos profissionais de diferentes cursos de graduação
Por Sebastião de Oliveira
Equipe Ascom
A cerimônia de outorga de grau dos cursos de Ciências Sociais, Filosofia, Geografia, História e Serviço Social do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do Amazonas, do primeiro semestre do ano de 2020/1, ocorreu na tarde desta quinta-feira, 26. A sessão solene, transmitida no formato on-line pelo Canal da Ufam (Youtube), foi presidida pela vice-reitora, professora Therezinha de Jesus Pinto Fraxe, que esteve acompanhada pelo diretor do Instituto, professor Raimundo Nonato Pereira da Silva.
Na oportunidade a vice-reitora, professora Therezinha Fraxe, destacou autores importantes das Ciências Sociais como Zygmunt Bauman, Émile Durkhein, Pierre Bourdieu, que dentre seus campos de conhecimentos apresentam o entendimento da realidade para que com essa maneira os novos profissionais se reinventem a cada dia para enfrentar a pandemia da covid-19 que, segundo ela é uma anomalia resultado do uso indiscriminado do ecossistema no planeta. Com isso, ela dá importância a formação profissional concedia pelo IFCHS, mas visando também à qualificação dos egressos em programas de pós-graduação ofertados por aquele Instituto.
“Tudo vale a pena quando a alma não é pequena”, frase de Fernando Pessoa mencionada pela vice-reitora por acreditar que a mente dos novos profissionais deve ser gigante, pois, diante de uma situação em que muitos se foram ou estão doente, conseqüência da pandemia, é preciso ser resiliente para que haja uma transformação social.
O diretor do IFHC, professor Raimundo Nonato, inicia seu discurso cumprimentado a todos os envolvidos que direta ou indiretamente fazem parte da vida do Instituto. Nesse sentido, ele lembrou os colaboradores como serviços de gerais, seguranças, transeuntes, vendedores e até os mais atuantes como professores e estudantes, pois considera importante a presença dessas personagens no processo administrativo. O diretor prossegue, sente a falta do Curso de Licenciatura Indígena, que corresponde 20% do alunado do IFCHS e, acredita que no futuro próximo esses alunos da Licenciatura estarão se graduando e se qualificando para que possam atuar em sua região de origem.
A licenciada e oradora dos cursos, Daniele da Silva Rodrigues, lembrou momentos importante enquanto estudante e, em seguida, deu importância a educação que, segundo ela, é o campo que transcende o processo de alfabetização e a própria formação no mercado de trabalho. Ela relata que a educação faz parte da dança que tem a capacidade de estabelecer o senso crítico reconhecível que liberta da ignorância, pois que incomoda e combate a obscuridade em meio à luz do conhecimento. “A universidade é para todos e para qualquer cidadão”, completou.
Confira a lista dos formandos dos cursos de graduação do IFCHS:
Formandos do curso de ciências sociais
- Juliana Ricardo Mota
- Monik Nicoline Ventilari dos Santos
- Vittoria Catharina Avelino Gonçalves
Formandos do curso de Filosofia
- Daniele da Silva Rodrigues
- Judah Nahum Mendonça da Silva
- Raimundo Fabrício paixão Albuquerque
- Reinaldo Oliveira Menezes
Formandos do curso de Geografia Bacharelado
- Bruno Sarkis Vidal
- Kelle Cristina damasceno de Souza
- Mateus Henrique Braga Coutinho
- Milena Castro Silva
- Natalia Queiroz Monteiro
Formandos do curso de Geografia Licenciatura
- Amanda de Oliveira Rocha
- Beatriz Bezerra Nogueira
- Elias Paulo davila de Carvalho
- Felipe Lopes Bonetti
- Frank Palheta Medeiros
- Jessica Silva de Souza
- Josafá Cavalcante Almeida
- Robelilson Gomes da Costa
- Ronnisson de Souza Regis
- Stephany Xavier de Carvalho
Formandos do Curso de História
- Camila Santos da Rocha
- Kaila Carvalho de Magalhães
- Nadyme Rebelo de Souza
- Roosewelt Teixeira Reis
Formandos do Curso de Serviço Social
- Francimara Castro de Oliveira
- Gabriel Cordeiro Machado
- Isadora Paz de Souza
- Sabine de Lima Rosas
Redes Sociais